Categories: Saúde

Cólica Menstrual

Mais da metade da população feminina teve ou tem cólicas regularmente, e muitas vezes a dor é tao intensa que chega a ser incapacitante, o que faz com que a gente não consiga trabalhar, estudar ou fazer qualquer outra atividade durante o período menstrual.

Como isso acontece com muitas de nós e como o Patricinha Esperta é feito, prioritariamente, para nós, vamos falar um pouquinho sobre esse tema, tá?

A cólica menstrual, também chamada de dismenorréia, é uma dor pélvica (dor no baixo ventre) que costuma ocorrer antes ou durante o período menstrual.

Existem dois tipos de cólica menstrual, a primária e a secundária. A dismenorreia primária é causada pelo aumento de produção das prostaglandinas pelo endométrio,  sendo que as prostaglandinas são substâncias que provocam as contrações uterinas para estimular a  liberação do endométrio durante o período menstrual. Nesse caso, não existem lesões ou alterações no aparelho reprodutivo.

A dismenorreia secundária, ao contrario da primária, deriva de anormalidades no sistema reprodutivo e pode ter como origem a endometriose, a estenose cervical, os miomas uterinos, as infecções pélvicas, as alterações ovarianas e uterinas e o uso do DIU.

Os sintomas são variados, mas a dor persistente, seja ela branda, moderada ou insuportável é a característica principal. Essa dor geralmente vem acompanhada de vômitos, diarreia, cefaleias e desconfortos abdominais.

Quem vai identificar as causas da cólica é o médico ginecologista. O diagnóstico é feito levando-se em consideração o histórico médico, os exames físicos, hormonais, ginecológicos e de imagem, como a ecografia transvaginal. E importante o acompanhamento do  médico pois só ele tem condições de avaliar se a causa da dor é a liberação de prostaglandina ou se decorre de alguma patologia. Em resumo: doeu? Corre pro médico!

A dismenorreia primária é facilmente tratável com antiinflamatórios não-esteroides, anticoncepcionais e adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e rica em fibras, prática de exercícios físicos, acupuntura e compressas de água quente.

A dismenorreia secundária deve ser tratada de acordo com a doença que a originou e isso só pode ser avaliado por um médico. O uso de antiinflamatórios, anticoncepcionais e mesmo uma intervenção cirúrgica são indicados, dependendo do caso, e sempre com acompanhamento médico.

Nos dois casos o uso do anticoncepcional pode ser benéfico, pois ele provoca a atrofia do endométrio e reduz a produção da prostaglandina.

Tornando o post mais pessoal, vou falar um pouquinho das minhas cólicas. Menstruar, pra mim, sempre foi um tormento, primeiro porque minha TPM era avassaladora, e segundo porque as minhas cólicas eram muito intensas.

Tudo que vocês puderem imaginar eu tentei para acabar com a cólica. Tomei dezenas de remédios diferentes, fiz acupuntura, pratiquei exercícios, comia muita fibra, tomava muita água, ficava sem comer, tomava litros de chás,  ia de de um extremo a outro e absolutamente NADA adiantava.

No meu caso a única coisa que surtiu efeito foi parar de menstruar, mas lógico que cada caso é um caso e que isso não pode ser resolvido sem acompanhamento e aval médico. Falo isso porque vejo umas coisas tão absurdas pela internet que me assusto… Automedicação é uma violência contra nosso organismo, porque a gente não tem conhecimento técnico para avaliar do que o nosso corpo precisa, então tenham cuidado com o remedinho que a amiga, a prima ou a vizinha receitam. Quem pode receitar, ou não, é o médico. Ponto final, viu?

Amanhã vou falar sobre os diversos tipos de cólica, tá?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Cólica Menstrual
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Poros Dilatados – Melhores Tratamentos

Poros Dilatados - O que é? Como evitar? Como disfarçar? Melhores Tratamentos. Quem tem poros dilatados sofre. É um problema…

6 horas atrás

Como o Bio-Oil funciona?

Bio-Oil: um produto inovador que fará um bem enorme à sua pele Você já ouviu falar em Bio-oil? De tempos…

17 horas atrás

Wellastrate: Quem pode usar?

O Wellastrate é um produto da Wella que está no mercado há alguns anos, mas cada vez mais pessoas estão…

17 horas atrás

Como disfarçar os poros com base – Tudo em vídeo

Como disfarçar os poros de forma eficaz e com resultado Você pensa que para deixar o seu rosto sempre lindo…

23 horas atrás

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Reconstrução capilar caseira. As melhores receitas de reconstrução capilar do momento.

24 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

1 dia atrás