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Como controlar a compulsão alimentar?

Devorar um pacote de bolacha, mais meia dúzia de pão de queijo, um refrigerante, dois bombons e mais três pastéis pequenos de carne. Ufa! Que comilança. Você já parou para pensar que quando devora os alimentos assim, você pode não estar com fome? Pode ser uma compulsão, que desconta na comida toda a raiva ou o cansaço que você está sentindo naquele momento, depois de passar horas no trânsito e ter uma semana puxada no trabalho, por exemplo.

Quando você come compulsivamente e ingere frituras e doces, sendo eles um chocolate ou uma garrafa de 600 ml de refrigerante, está dando uma falsa sensação de bem-estar ao seu corpo. E claro que isso não faz bem à saúde. Esses alimentos são ricos em gorduras, que aumentam o nível do hormônio serotonina, que dá mesmo a sensação de estar bem e feliz. Mas, por outro lado, essa gordura fica acumulada no organismo e você acaba engordando.

Como se não bastasse, o estresse que provoca esta compulsão alimentar faz mal ao seu corpo, deixando rastros de dores na cabeça, no estômago e nas costas. Quando as mulheres estão com mil tarefas em casa e mais mil deveres no trabalho, sentem-se pressionadas e muitas vezes perdem a fome na hora das refeições. Quando há um pequeno intervalo entre uma atividade e outra, vem o desejo de comer tudo o que ver pela frente. Se você está passando por isso, fique atenta. O primeiro passo é controlar as emoções ou tentar, pelo menos. Ao se ver na frente da prateleira da padaria só pedindo frituras, repense se tudo aquilo é preciso e tente trocar por um bife com saladas ou uma omelete.

Outra forma de dar a volta na compulsão é não pensar que comida é recompensa. Ou seja, achar que, por ter trabalhado 12 horas em um dia, você pode se empanturrar de pizza é pedir para comer mais do que deve. Você pode pedir uma pizza, mas tente não comer mais pedaços que você precisa para matar a fome. E escolha sabores sem muitos molhos ou doces. Fazer dietas que cortam tudo (pão, massa, feijão, arroz) e ficar só no suco ou na salada por uma semana, também não funciona.

Uma das formas mais fácies de evitar a compulsão, mesmo naqueles momentos de estresse total, é fazer refeições a cada três horas. Café da manhã, almoço e jantar são as principais e precisam serem feitas no mesmo horário para que o corpo de habitue a receber alimentos naquele momento. As outras três refeições são lanches que podem ser com frutas, cereais integrais, torradinhas e queijo branco. Nos dias de mais estresse no trabalho ou em casa, tente evitar carboidratos, frituras e doces. Se você não tiver esses ingredientes na prateleira do armário, será mais fácil controlar a compulsão. No lugar, compre barra de cereais, bolachinhas integrais ou rosca de polvilho.

Quando o corpo não recebe todos os ingredientes necessários para o seu bom funcionamento, acaba ficando estressado. Você ficará com dor de cabeça, sentirá fraqueza e também pode ficar tonta. Quando ver que pode comer, vai ingerir macarrão por uma hora, e isso também é um sinal da compulsão alimentar. O ideal é buscar ajuda com uma nutricionista, que vai montar um cardápio para suprir suas necessidades e ainda colocar, vez ou outra, um docinho ou uma fritura. É preciso ter equilíbrio!

Como controlar a compulsão alimentar?
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Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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