Categories: Saúde

Como Lidar Com A Ressaca?

Festas de final de ano quase sempre vêm acompanhadas por uma “amiga” que sempre aparece nas manhãs seguintes: a ressaca! É, quem bebe demais ou bebe “errado”, acaba pagando esse preço, para falar do mais simples.

Quando isso acontece, a melhor dica é investir no repouso para dar ao organismo o tempo necessário para se recuperar. Isso é necessário pois ele precisa de um determinado tempo para conseguir processar e eliminar o álcool ingerido, que se encontra na corrente sanguínea. Durante esse período pós-bebedeira, é preciso, ainda, manter o corpo bem hidratado (e dá-lhe água!) e alimentado.

É, por mais enjoada que você esteja e por menos que queira ver qualquer comida pela frente, tem que comer alguma coisa para evitar os quadros de hipoglicemia que causam, dentre outros sintomas, tremores, fraqueza e tonturas, podendo levar a quadros de desmaios. Mas, na hora de “forrar o estômago”, nada de meter o pé na jaca, né? Feijoada e demais alimentos pesados não são, definitivamente, boas opções! O melhor é investir em alimentos mais leves, como frutas, verduras, sopas e sucos, por exemplo.

No quesito hidratação, a água – sempre ela – é sua melhor amiga! Repor líquidos é essencial e é, junto com o repouso, a melhor receita para “curar a resseca”. Aqui, vale apostar na água, nos chás, nos sucos, na água de coco (é ótima nesses casos!) e nos isotônicos.

Os isotônicos, aliás, são ricos em eletrólitos, assim como os caldos, as sopas e a banana são ótimos para repor o potássio perdido no consumo do álcool.

Os chás, que podem ser tomados quentes ou gelados, são de grande ajuda, mas alguns, em especial, são ainda mais recomendados, como o de dente de leão, que ajuda o organismo a eliminar toxinas, e o de boldo, que tem ação digestiva.

O gengibre, seja no chá ou no suco, sobretudo se misturado com abacaxi, que reidrata o organismo, e hortelã, que assim como o boldo também tem ação digestiva, é uma excelente arma para curar a resseca e os enjoos decorrentes.

Dicas Extras

Não consumir álcool de estômago vazio ajuda a evitar a resseca, então, sempre antes de beber faça uma refeição para “forrar o estômago”. Em alguns países, inclusive, aconselha-se a ingestão de uma colher de azeite de oliva antes de beber para proteger o estômago e evitar a resseca.

Além disso, quando estiver bebendo, não se esqueça de tomar água, intercalando com a bebida, para manter o organismo hidratado, o que ajuda a reduzir os efeitos nada benéficos da ressaca.

O Que Não Pode

  • Não pode continuar bebendo! A crença de que se cura  a ressaca bebendo mais é totalmente falha!
  • Não pode comer alimentos “fortes” e condimentados.
  • Em caso de dor de cabeça, não faça uso de comprimidos que contenham paracetamol, já que a combinação desse ativo com o álcool pode lesionar o fígado, o que não é nada bom!
  • Não saia de casa de ressaca sem descansar! O repouso é essencial para “recompor” o organismo, sobretudo porque o efeito do álcool dura, mesmo que a gente não perceba, 24 horas, o que compromete a nossa performance nas mais diversas atividades.

Beijos

Ju Lopes

Como Lidar Com A Ressaca?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

3 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás