Categories: Saúde

Como Tratar o Déficit de Atenção?

O tratamento do déficit de atenção possui abordagens diversas e vai desde o uso de medicações específicas, como a Ritalina, por exemplo, até terapias específicas, acompanhamento psicológico, terapia familiar, terapia de grupo, convívio com pessoas que passam pela mesma situação, dentre outras coisas.

Vale lembrar que o tratamento precisa envolver a escola e os familiares, porque na verdade é preciso “treinar” essas pessoas, ou melhor, esclarecê-las, para que elas saibam lidar com a situação, e saibam reagir da melhor maneira possível, procurando entender o modo de ser da criança, mas, também, dando limites e estabelecendo uma disciplina, mas tudo de forma suave, mas firme.

O tratamento do TODA/H é geralmente dividido em quatro etapas: informação, conhecimento e apoio técnico, medicamento e psicoterapia.

Acho de essencial importância que o profissional, seja psiquiatra ou neurologista, que vá acompanhar a criança conheça o seu contexto familiar, social e cultural, pois assim ele pode ter um maior número de informações e contribuir de maneira efetiva na elaboração de um tratamento mais eficaz e confortável para a criança e para seus familiares.

Acredito, também, e isso eu falo por mim, pelo que eu vivi, que o profissional que vá tratar a pessoa com TDA/H tenha profundo conhecimento do TODA/H em si, porque eu garanto que são poucos os profissionais que estão preparados pra isso. E não, eu não estou falando na teoria, estou falando da minha própria experiência.

É importante que o profissional tenha conhecimento técnico e uma certa habilidade para lidar com essas pessoas, porque é fato que ele vai acompanhá-las por muitos anos, irá ajudar a tornar a vida prática de um indivíduo com TODA/A possível, então é bom que ela saiba como lidar com muitas situações que envolvam o problema.

Eu tive sorte de encontrar, mesmo tardiamente, uma médica preparada, mas passei anos me sentindo a pessoa mais incapaz do mundo simplesmente porque para mim parecia impossível ter qualquer controle sobre a organização do que quer que fosse. Minha médica não me receitou só remédios, ela sentou comigo, como se faz com uma criança, escutou as minhas dificuldades e me mostrou como fazer pra conseguir manter a minha vida, em todos os aspectos, organizada, e isso inclui organização em todos os sentidos.

Esse fato fez e faz uma diferença gritante em minha vida, e o que antes era motivo de vergonha, hoje levo no maior humor, e consegui, graças a um trabalho conjunto, manter a vida organizada.

Pode parecer besteira para muita gente, mas na grande maioria dos casos, um indivíduo com TDA/H não consegue se organizar de forma alguma, e isso prejudica toda a sua vida escolar, emocional, social e profissional, gerando perdas enormes em relação a produtividade, a rendimento e a convivência.

Portanto, a escolha do médico, bem como da equipe que vá acompanhar o indivíduo com déficit de atenção é de essencial importância para sua vida, e pode, de verdade, transformá-la.

Beijos

Ju Lopes

Como Tratar o Déficit de Atenção?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

7 dias atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás