Categories: Saúde

Compulsão Alimentar: Você Sofre Desse Mal?

 A forma como lidamos com a comida pode “delatar” se somos ou não vítimas de um transtorno chamado compulsão alimentar, que é tido como um descontrole diante dos alimentos, quando ingerimos grandes quantidades de comida de uma só vez, sem o menor controle do que estamos fazendo.

Detectar esse transtorno alimentar é tarefa para um médico, mas alguns sinais são indicativos de que o problema está presente. Vejam abaixo quais são:

 Comer o Tempo Todo

Para algumas pessoas a refeição dura o dia todo, já que o ato de comer supre, de certa forma, o vazio emocional. Dessa forma, ela passa o dia inteiro beliscando alguma “gordice” e não para a boca, mesmo que não sinta fome, mas, sim, vontade de comer.

Come Escondido dos Outros

A grande maioria dos compulsivos come escondido para fugir do julgamento alheio, das críticas quanto à alimentação. Foge, inclusive, do autojulgamento. É comum, portanto, que a pessoa coma quando todos estão dormindo ou guarde alimentos dentro do quarto ou no carro, para comer quando estiver sozinha.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Come Muito Rápido

Tá certo que, infelizmente, quase ninguém come tão devagar como deveria, mastigando diversas vezes e saboreando os alimentos, mas o compulsivo tende a comer muito rápido para comer muito mais. É uma tentativa de “enganar” os olhos alheios e evitar o julgamento.

 Não Diferencia Fome de Vontade de Comer

Um comportamento comum do compulsivo é comer mesmo sem estar com fome. O que existe, na verdade, é a vontade de comer, que quase sempre está ligada ao consumo de alimentos gordurosos, doces e coisas do tipo. A comida aqui não está relacionada com uma necessidade orgânica, mas, sim, e principalmente, como uma fonte de prazer, como algo que supre um vazio emocional pré-existente.

Assim, mesmo sem sentir fome, a pessoa come e come sem parar! É comum, inclusive, que a pessoa coma quantidades tão grandes que chegue a passar mal.

Quem come muito acaba gerando uma distensão gástrica no estômago, o que gera desconfortos, ânsia de vômitos e problemas similares.

Comida Como Válvula de Escape

Geralmente, a pessoa que sofre desse transtorno tem na comida uma válvula de escape para suprir carências emocionais. Assim, diante de algum episódio de tristeza, angústia ou ansiedade, por exemplo, a pessoa “tapa o buraco emocional” com o alimento, o que leva ao descontrole, mas também neutraliza, momentaneamente, o sofrimento, a solidão, o vazio.

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

Descontrole X Culpa

É muito comum que os portadores desse transtorno sintam-se imensamente culpados após um episódio de descontrole alimentar. A pessoa consegue identificar que o comportamento é nocivo para ela, que não faz bem, que é errado, mas, mesmo assim, não consegue de forma alguma mudar, reverter a situação.

O problema aqui é que, em muitos casos, essa sensação de culpa e essa incapacidade de promover as mudanças necessárias pode levar a um problema ainda maior: a bulimia!

A pessoa ingere quantidades enormes de comida, sente-se culpada e força, geralmente através do vômito, a “expulsão” da comida.

Todos esses sinais merecem atenção e devem ser avaliados por um médico!

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: ataques de gulacompulsão alimentarGulaTranstornos Alimentares
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…