Menu
in

Conheça os fitoterápicos e suas utilizações

Eles são naturais e podem ser usados no tratamento e na prevenção de doenças. Mais baratos e mais saudáveis que remédios químicos, os fitoterápicos são usados como verdadeiros medicamentos, extraídos de plantas medicinais encontradas na natureza. Na dose e concentração certa, agem em contato com o organismo e conseguem amenizar dores, como cólicas, enjoos e dores de cabeça. Além disso, são aliados no controle da ansiedade e da angústia, ajudam a melhorar o fluxo intestinal e também são capazes de aliviar enxaqueca.

Podem ser aliados a tratamentos médicos e também podem ser usados de forma independente, sempre com acompanhamento de um profissional. E para você ter certeza que o assunto é sério, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Santiária), autoriza e reconhece o uso de 66 plantas fitoterápicas em tratamentos de doença. O mais indicado, antes de tomar qualquer medida em relação às plantas, é buscar ajuda e orientação com um médico especialista no assunto. Algumas você encontra na horta de casa, outras em farmácias de manipulação. O segredo é testar essa nova forma de tratar as doenças.

Uma das plantas mais conhecidas entre os adeptos da fitoterapia é a babosa ou chamada também de aloe vera. Você já deve ter ouvido falar nela para hidratar os cabelos e deixar a pele mais nutrida, lisa e com brilho. Pois bem, além desses benefícios, o extrato desta planta ajuda muito em pequenos ferimentos. Você encontra de graça no postinho de saúde perto da sua casa, pois o SUS distribui o produto em forma de gel em todo o país. Ele é ótimo para cicatrizar ferimentos como queimaduras de primeiro e segundo grau e também cortes e machucados leves.

A erva-cidreira também é ótima e você já deve ter ouvido falar ou até ter consumido como chá. Fácil de ser encontrada (mercados, hortas e fruteiras), essa planta ajuda a amenizar as dores de cólica durante a TPM, auxilia nos momentos de estresse, alivia a sensação de ansiedade e ajuda a combater a insônia. É recomendado uma xícara antes de dormir, pois ela é reconhecida como um calmante natural. Você pode consumir até três xícaras por dia deste chá, sem problema nenhum!

Também em forma de chá, o chá de Mil Folhas é um fitoterápico que pode ser encontrado em farmácias de manipulação ou lojas de artigos naturais. É recomendado para mulheres que sofre com muitas cólicas e também para as pessoas que estão com febre, algum tipo de inflamação e tudo o que envolve os problemas digestivos: gastrite, acidez no estômago e dores durante a digestão.

Em forma de pomada, a calêndula é uma planta encontrada em farmácias de manipulação e serve para ajudar na cicatrização de machucados. É ótima para queimaduras, mas para comprar o produto você vai precisar de uma prescrição médica, diferente da erva-cidreira, por exemplo.

Já a carqueja, outro fitoterápico, é ótima para quem sofre com problemas de estômago e fígado. Pode ser consumido como chá ou de forma mais concentrada, manipulada em farmácias de manipulação.

O extrato de arnica é outro fitoterápico que precisa de autorização médica para usar. Ele é encontrado em farmácias de manipulação e indicado para quem tem hematomas, contusões ou lesões no corpo. É usado em forma de compressa, mas jamais deve ser usado em ferimentos ou queimaduras expostas.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente