in

Conheça os Principais Antioxidantes e Rejuvenesça Já!

Os antioxidantes caíram na “boca do povo”, o que já era de se esperar, já que, dentre muitas outras coisas, eles nos mantém jovens por muito mais tempo e, melhor, protegem a saúde e o organismo contra os danos (que são muitos!) causados pelos radicais livres.

Mas vocês sabem ao certo quais são eles e onde eles estão “escondidos”?

Bom, para ser considerada antioxidante uma substância deve ser capaz de impedir a ação dos radicais livres no nosso organismo, que, quando em excesso, são prejudiciais sob diversos aspectos. Alguns fatores, como o fumo, o estresse, a poluição, os agrotóxicos e a exposição exagerada aos raios solares pioram ainda mais a situação, pois estimulam a produção dos radicais livres.

Assim, precisamos de alimentos que neutralizem a ação desses radicais livres, que tenham ação antioxidante, que são aqueles que contêm selênio, vitamina C, vitamina E e os carotenoides, por exemplo.

reeducacaoalimentar

O selênio, que é um oligoelemento, é um potente antioxidante e, por sorte, precisamos de pequenas quantidades diárias para suprirmos as necessidades do nosso organismo. É possível encontrar o selênio em cereais integrais, nas carnes, na castanha de caju, na castanha do pará, nas nozes, no leite e nas nozes.

A vitamina E, também conhecida como tocoferol, é um antioxidante poderoso e fácil de encontrar em hortaliças, óleos vegetais e  cereais integrais, por exemplo.

O betacaroteno é um carotenoide, conhecido como pró-vitamina A, já que, no organismo, ele é transformado nessa vitamina. Ele é facilmente encontrado em frutas e vegetais de cor amarelo escuro, laranja e avermelhado, assim como em vegetais verde escuros, como a abóbora, a cenoura, o pequi, o damasco, o caqui, a batata doce, o buriti, a manga, o agrião, o brócolis, a salsinha, o espinafre e a pupunha.

Assim como o betacaroteno, o licopeno também é um carotenoide de forte ação antioxidante, sendo muito utilizado e estudado atualmente para prevenir doenças diversas, inclusive o câncer.  O licopeno é encontrado em alimentos de cor avermelhada, como o tomate, a goiaba vermelha, a melancia, o mamão papaya, dentre outros.

Outro antioxidante potente e bastante conhecido é a vitamina C (ácido ascórbico), que proporciona inúmeros benefícios ao organismo, turbinando a imunidade e aumentando a resistência a infecções. A vitamina C é encontrada em alimentos como a laranja, a acerola, a goiaba, o morango, o abacaxi, a acerola, o brócolis , o caju, a mostarda, o limão, o pimentão e a salsinha.

O ideal é que o consumo de vitamina C seja de, no mínimo, 60 miligramas ao dia. Outra ressalva é que não se deve consumir alimentos ricos em vitamina C ao mesmo tempo em que se toma café, pois isso inativa a sua ação.

De modo geral, os alimentos que são ricos em antioxidantes são aqueles que a gente já sabe que deve comer todos os dias, como frutas, verduras, hortaliças, sementes oleaginosas e cereais integrais, que são alimentos benéficos para o nosso organismo.

Além disso, é preciso excluir do cardápio os alimentos “do mal”, que são aqueles que potencializam a ação dos radicais livres.

Beijos

Ju Lopes

Rate this post

Written by Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza.

Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima. Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas.

Livro: Os Segredos das Apresentações Poderosas

Como ter um olhar iluminado?