Categories: Saúde

CrossFit: O Treino do Momento!

Você já ouviu falar do CrossFit? Trata-se de um método criado pelo treinador americano Greg Glassman que mistura exercícios do atletismo, da ginástica e do levantamento de peso com o objetivo de condicionar de maneira ampla e abrangente, equilibrando as diversas capacidades físicas, como resistência muscular, força, flexibilidade, equilíbrio, agilidade, precisão, potência, resistência cardiovascular e resistência respiratória.

É dizer, a proposta do método é super potencializar a aptidão física, ajudando na eliminação do peso excedente e no ganho de massa magra.

Como é Feito o Treino?

O CrossFix é bem diversificado e nem um pouco repetitivo, já que os seus exercícios mudam o tempo todo e não seguem uma série exata e predeterminada.

CrossFit: O Treino do Momento!

Inicia-se, claro, com um aquecimento, passa-se para a “técnica, que visa o aperfeiçoamento dos movimentos executados, e então começa o treino, com exercícios sem intervalo e de alta intensidade, seguido de um alongamento.

São três os treinos básicos:

1- Execução da série proposta no menor intervalo de tempo possível;

2- Execução dos movimentos o maior número de vezes possível em um lapso temporal determinado;

3- Execução das séries propostas com aumento da carga até o limite suportável.

O tempo necessário para a aula é de 1 hora em média, e os exercícios, que incluem agachamentos e saltos, trabalham todo o corpo para simular as atividades do dia-a-dia e reeducar a movimentação, que na grande maioria das pessoas é prejudicada.

Com o crossfix corrige-se essa deficiência e a pessoa começa a se movimentar corretamente de novo, agachando, pulando, correndo, se pendurando e fazendo tudo aquilo que fazíamos quando erámos crianças.

São muitos os objetos utilizados, que incluem anilhas, barras, pneus, caixas, cordas, argolas e barris, sendo esse um dos motivos pelos quais as aulas são feitas em um ginásio aberto e sem espelhos, e não em uma sala de academia.

Para começar, é feita uma avaliação, claro, e os exercícios são de baixa intensidade.

Apesar de parecer uma “brincadeira”, o treino do crossfix é forte, mas são os praticantes, claro, que dosam a intensidade do treino, mostrando o limite de resistência do seu corpo. Isso é, aliás, muito importante para que não seja comprometida a integridade física.

Quem Pode Praticar?

O crossfix pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, já que é facilmente adaptável. Por ser adaptável, é indicado mesmo que a pessoa tenha problemas de saúde, pois tudo será feito de acordo com a pessoa, com a sua capacidade atual.

Cuidado!

Interessou? Só tome cuidado ao escolher o local em que vai fazer o treinamento. Os ginásios a que disponibilizam esse tipo de treino precisam ser afiliados e os profissionais que dão aula precisam fazer um curso preparatório, então, verifique se o treinador possui ou não o certificado e se o ginásio é ou não afiliado.

Via de regra, o crossfix não é disponibilizado em salas de academias, então ele não pode ser oferecido como uma aula normal de academia.

Achei a proposta bem parecida com a do treinamento funcional, que é o que eu faço… Alguém aqui já fez?

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Fantasias De Carnaval 2019: Looks Para Copiar

Fantasias De Carnaval 2019 O ano mal começou e muita gente já está pensando no carnaval, e não é por…

5 dias atrás

Receita para Caspa com Vinagre

Receita para Caspa com Vinagre De Maçã Você vai conhecer agora uma receita para caspa que vai te ajudar muito.…

1 semana atrás

Looks Com Listrados Verão 2019: Tendências, Looks Para Copiar

Looks Com Listrados Verão 2019 Sempre temos novidades no universo da moda para alegrar e nos deixar cada vez mais…

2 semanas atrás

Xô Cabelo Palha! Preparação-Verão!

Xô Cabelo Palha! Preparação-Verão! Essa expressão já vem bem a calhar com o calor que anda fazendo não é? O…

2 semanas atrás

Definindo os cachos com dedoliss e fitagem

Definindo os cachos com dedoliss e fitagem Você sempre sonhou em ter aqueles cachos bem definidos, no volume certo? Fica…

2 semanas atrás

Saias Do Verão 2019: Tendências, Looks Para Copiar

Saias do verão 2019 A temporada mais quente do ano chegou e com ela a vontade de curtir dias na…

2 semanas atrás