Categorias Saúde

Cuidado Com o Calor!

05

Como tá o calor na cidade de vocês? Aqui tá “de lascar o cano”! Não se acontece com todo mundo, mas comigo, que tenho intolerância ao calor (Ô bicha fresca!), é complicado, porque passo mal mesmo… Dá uma moleza no corpo, uma leseira, uma irritabilidade sem motivo… Enfim, a coisa complica um pouco, e isso pode acontecer com qualquer pessoa e levar a quadros preocupantes. É que o calor interfere sim no funcionamento do organismo e pode causar desidratações e outros sintomas um tanto quanto preocupantes, que é o tema do post.

Quando a Cabeça Dói!

A cabeça pode doer o ano todo, claro, e os motivos podem ser muitos, mas quando isso acontece no verão, no calor intenso, é preciso observar se você não está se expondo ao calor de forma exagerada e sem tomar os cuidados necessários. É que quando estamos sob altas temperaturas, o organismo “luta” pra manter a temperatura corporal estável, e isso acaba gerando uma sobrecarga que causa, dentre outras coisas, dores de cabeça. Pra evitar esse problema é essencial manter o organismo hidratado e o corpo resfriado. Assim, ingira bastante líquido (ops, água, sucos, chás gelados, água de coco, etc), tome banhos frios e fique em locais frescos, com roupas também frescas. Caso a dor persista, procure atendimento médico.

Quando o Cansaço Toma Conta…

Assim como a dor de cabeça, o cansaço pode ter muitos motivos, mas um deles pode ser o calor! É que pra manter a temperatura corporal estável, o organismo se sobrecarrega, aumentando a circulação e a frequência cardíaca, o que causa um maior gasto de energia, levando a uma sensação constante de cansaço.

Mas o cansaço também pode ser sintoma da insolação, que ocorre quando a pessoa fica exposta ao sol por longos períodos, e também da desidratação, que é muito mais comum do que se imagina no verão! A desidratação causa dores de cabeça, cansaço, sensação de mal estar, tontura e até irritação (em mim causa! rsrs), e a gente quase nunca se dá conta de que está desidratado, mas aqui vai um alerta: sentir sede é um sinal de que o corpo já está desidratado! Por isso, tome água o dia todo, antes de sentir sede, pra manter o organismo hidratado.

Quando a Pressão Cai….

É comum que, sob altas temperaturas  ou sol forte, a pressão caia. Isso acontece porque quando a temperatura sobe, ocorre uma dilatação no sistema circulatório, o que implica na redução da pressão dos vasos sanguíneos. A sensação causada pela queda de pressão é bem ruim, pois a pessoa começa a suar frio e a passar muito mal, podendo desmaiar rapidamente. Quem tem tendência  a ter queda de pressão ou quem é mais sensível, precisa ficar atento a isso nos dias mais quentes. Pra evitar, consuma bastante líquido, use roupas frescas e soltinhas e se mantenha “resfriada”, ou seja, em locais frescos e arejados.

Quando a Transpiração é Excessiva…

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Uma das coisas que mais me incomodam em morar em um local muito quente é que transpiro muito. É bem ruim isso, viu? A coisa é tão complicada, e Jee é tão abafado, que não entro em nenhum lugar que não tenha ar-condicionado! Não dá, se faço isso começo a transpirar muito, muito mesmo, e rapidinho tô passando mal!

Nos dias mais quentes o corpo transpira mais pra que a temperatura corporal fique estável. Ou seja, pra que tudo fique normal, mesmo quanto a temperatura externa está alta, o organismo estimula a produção de líquidos a serem secretados pelas glândulas sudoríparas. Ao produzir mais suor, há também um aumento na produção de sebo, que não faz mal, desde que observe-se a higiene corporal, pois caso contrário pode ocorrer um acúmulo de bactérias que pode causar mau odor.

É importante, durante o banho, higienizar corretamente as axilas, secá-las e usar um desodorante, que pode e deve ser reaplicado ao longo do dia caso a pessoa sinta necessidade. Outra coisa importante é evitar peças de roupa de tecidos sintéticos, que atrapalham a transpiração, retêm o suor e abafam a pele. O melhor é escolher roupas de tecidos naturais, de algodão. Além disso, roupas soltinhas e fresquinhas são sempre as melhores opções. E não esqueçam de manter o organismo hidratado tomando bastante líquido.

Quando o Inchaço Aparece…

É comum, infelizmente, que fiquemos mais inchadas nos dias mais quentes. Isso acontece como uma resposta do organismo ao aumento do fluxo sanguíneo e a queda da pressão arterial, e é mais comum de se observar nas mãos, nos pés e nas pernas, ou seja, nas extremidades do corpo. Esses dois fatores (aumento do fluxo sanguíneo e  queda da pressão arterial) acabam gerando um acúmulo de líquidos nas extremidades por conta de uma maior dificuldade do chamado retorno venoso. A saída pra evitar esse problema é  apostar em alongamentos e em exercícios metabólicos, além de, dependendo do caso, usar meias compressivas.

Quando as Cãibras Surgem

Um problema chato de lidar nos dias mais quentes é a tal da cãibra! Na verdade não existe uma relação direta previamente determinada entre as cãibras e o calor, mas é fato que elas aparecem com mais força nos dias quentes, e supõe-se que isso esteja relacionado com a desidratação, já que durante os dias quentes há um aumento na produção de suor e, consequentemente, na perda de líquidos e de sair minerais, e é essa perda de líquidos e, sobretudo, de sair minerais, que ocasiona o aparecimento das cãibras. Assim, manter o organismo hidratado com bastante líquido é a chave pra evitar o problema.

Quando as Idas ao Banheiro Tornam-se Menos Frequentes

Nos dias mais quentes, as idas ao banheiro reduzem, e isso ocorre porque há uma queda na produção de urina nos dias quentes, já que muito líquido é eliminado com o suor. Como o corpo precisa manter sua temperatura estável, o suor é que faz todo o trabalho, e a urina acaba tendo a função de, apenas, eliminar as toxinas do corpo. Apesar de ser normal, é bom aumentar o consumo de líquidos pra evitar maiores problemas.

Beijos

Ju Lopes

 

 

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Hidratação com Leite de Coco e Limão

Hidratação com Leite de Coco e Limão   Cabelos lisos, encaracolados, coloridos, loiros, longos, curtos... São diversos os tipos e…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas Caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Cabelos

Umectação Capilar: O Que É? Como Fazer

O que é umectação capilar? O que é umectação capilar Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos,…

  • Maquiagem

Como Aplicar Batom Vermelho – Boca Perfeita

Como aplicar batom vermelho 💄 Hoje o tutorial é para você mulher que quer saber como aplicar batom vermelho sem…

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…