Categories: Saúde

Cuide do seu fígado no Carnaval e evite problemas de saúde!

Ele tem mais de 200 funções e a principal é filtrar o sangue do seu corpo para eliminar e separar as toxinas acumuladas no organismo. Sabe de qual órgão estamos falando? Do fígado. Um dos mais importantes do corpo e também um dos mais atingidos na época de Carnaval. Uma caipirinha aqui, outra cerveja lá, pastel depois da festa ou cachorro-quente com mostrada para matar a fome depois da avenida. Tudo isso interfere diretamente o funcionamento do fígado.

Nesta época do ano, onde os exageros tanto na comida quanto na bebida estão em alta, é preciso redobrar os cuidados com ele, para não ficar sobrecarregado e ter uma pane, atrapalhando sua festa e sua vida.

É preciso fazer uma desintoxicação do fígado e isso não precisa ser apenas depois do Carnaval, não! É possível começar hoje, com poucas ações, como incluir no seu cardápio alimentos que ajudam a amenizar os problemas causados pelo excesso de álcool. Além disso, é necessário evitar frituras e comidas muito doces ou com condimentos fortes, como a maionese. É indicado manter uma alimentação com frutas e verduras, pelo menos quatro vezes ao dia, durante a folia.

O consumo de água é importantíssimo para o funcionamento do fígado e dos outros órgãos. No Carnaval, então, este consumo deve ser potencializado com mais um litro de água por dia. É isso mesmo: na festa a gente perde muito líquido e muita caloria. E é preciso manter o corpo hidratado e limpar o fígado depois de uma cervejada. Então, puxe uma garrafinha e mantenha o ritmo de consumir três litros de água por dia durante a folia.

Essa água toda serve como estímulo para o fígado funcionar melhor e eliminar as toxinas ingeridas pela cerveja e batata-frita, por exemplo. Outra importância da água em relação ao funcionamento do fígado é porque o órgão é responsável por fabricar o suco biliar, que limpa a gordura do corpo, como se fosse uma esponja. E sem o consumo de água, isso não acontece! Uma dica é intercalar golinhos de água com cerveja ou caipirinha. Além dela, você pode consumir sucos naturais e água de coco.

No almoço e no jantar, tente incluir escarola e rabanete. O gosto amargo das verduras consegue dar um impulso maior na formação desta bile, no fígado, que limpa o organismo. Além disso, a escarola possui vários nutrientes capazes de dar força a outros órgãos do corpo, mantendo-o forte, saudável e nutrido. O rabanete é uma raiz que pode ser consumida crua ou em conserva e também é bem azedinha, que estimula a fabricação da bile.

No campo das frutas, o abacaxi e a maçã são capazes de limpar o fígado e ajudam a mantê-lo limpo. O abacaxi pode ser consumido em rodelas ou em suco, misturado com hortelã ou pepino, que é altamente diurético e também ajuda a eliminar as toxinas, desinchando o corpo. A fruta é rica em uma enzima chamada bromelina, que ajuda na digestão, principalmente dos alimentos gordurosos. Já a maçã é rica em uma fibra chamada pectina, que ajuda a amenizar o nível de colesterol ruim do corpo e estimula a eliminação de gorduras de alimentos consumidos. Ela pode ser consumida pela manhã, como fruta ou misturada na salada, durante o almoço.

Cuide do seu fígado no Carnaval e evite problemas de saúde!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Tags: eliminar toxinasfígadosaúde
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

12 horas atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

3 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

3 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

3 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

3 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

4 dias atrás