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Deficiência de Vitamina D Causa Doenças Graves!

Já faz tempo que venho falando aqui dos problemas causados pela insuficiência de vitamina D no sangue, que causa diversas doenças, principalmente as ósseas, já que sem vitamina D o organismo não absorve cálcio adequadamente.

Aqui no Brasil, por exemplo, mais de 90% da população com idade entre 19 e 59 anos não consome as 10 microgramas diárias recomendada pelo Ministério da Saúde.

Diversos estudos vêm relacionando a deficiência de vitamina D a doenças crônicas, doenças cardíacas, câncer, pressão alta, descalcificação óssea, artrite reumatoide e algumas doenças autoimunes, e embora não existam estudos definitivos, cada vez mais se aconselha a suplementação dessa vitamina, que no organismo atua como hormônio e influencia, pasmem, mais de 200 genes diferentes. Poderosa ela, hein?

A falta de vitamina D no organismo gera sintomas, como inchaço nos punhos, inchaço nas costelas, dor óssea e dor muscular, mas, de modo geral, os sinais dessa deficiência só são sentidos quando ocorrem problemas mais graves, como a osteoporose, por exemplo. Por isso, pode ser interessante verificar com o seu médico de confiança a possibilidade de fazer um exame chamado 25-hidroxi vitamina D, que detecta se há ou não deficiência dessa vitamina no organismo.

Estudos recentes demonstraram as propriedades anticancerígenas da vitamina D, vez que ela inibe tanto o crescimento quanto a disseminação dos tumores. Ademais, suspeita-se que essa vitamina auxilia em casos de esclerose múltipla, diabetes tipo 2, asma, autismo, depressão e problemas da memória.

Quando ingerimos a quantidade diária recomendada dessa vitamina, há uma grande redução no risco de resistência à insulina ou problemas relacionados a esse hormônio.

A suplementação de vitamina D é feita pela prioritariamente pela luz solar, e são poucos os alimentos que contêm níveis realmente significativos de vitamina D, dentre eles o salmão, o atum, a sardinha, as anchovas, os ovos, os cogumelos e o óleo de fígado de bacalhau.

Para garantir a dose diária de vitamina D, sigam as dicas abaixo:

1- Se expor ao sol diariamente, por, no mínimo, 15 minutos, preferencialmente antes das 10hs ou após as 16 hs, sem o uso de protetor solar (é isso mesmo!), garante a absorção dessa vitamina. O sol é a principal fonte de vitamina D e, por isso, é indispensável, até porque sem a exposição solar, não adianta a suplementação ou a alimentação rica nessa vitamina.

A razão disso é que a vitamina D só alcança sua forma ativa ( vitamina D3) através da interação com os raios ultravioleta.

2- Consuma alimentos que são enriquecidos com vitamina D, como leites e derivados.

3- Cuide do peso, pois já existem pesquisas que relacionam a insuficiência de vitamina D com a obesidade, vez que ela pode interferir na  absorção da vitamina. Estudo realizado na Dinamarca comprovou que há uma relação inversa entre o quantidade deficiente de vitamina D e o excesso de peso.

4- Inclua no cardápio peixes  como o atum, a sardinha e salmão, além de fígado e alimentos ricos em ômega 3.

Como se vê, os riscos são reais, e a forma de prevenção é MUITO fácil, então, não tem porque vacilar, não é mesmo?

Beijos

Ju Lopes

Deficiência de Vitamina D Causa Doenças Graves!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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