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Dicas Para Dormir Mais e Melhor!

Dormir bem e acordar revigorado é o que todos querem, não é mesmo?  Mas isso vem se tornando cada vez mais difícil… Pois com as dicas abaixo isso é fácil, fácil!

1- Tenha Um Horário Certo Para Dormir

Nosso organismo é regido pelo ciclo circadiano, e já falei dele por aqui. Para quem não sabe exatamente do que se trata, irei dar uma breve explicação, tá?

O ciclo circadiano é o período aproximado de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico do corpo humano, sendo influenciado pela luz solar, regulando os ritmos biológicos, psicológicos e muito mais, tendo influência na nossa digestão, no nosso crescimento, na renovação celular e também no estado de sono e vigília, dentre centenas de outras coisas.

Assim, nosso organismo é “programado” para funcionar sempre dentro desse lapso temporal, que nada mais é que o nosso “relógio biológico”.

Mas o que isso tema ver com dormir? Tem a ver que é preciso ter um horário certo para dormir, pois, caso contrário, isso desregula esse relógio biológico, o que interfere na qualidade do sono e também no fato de não conseguir mais acordar cedo. É, o corpo se adapta, se acostuma, e se você começa a dormir cada dia em um horário, ele não vai “saber” qual o horário certo de despertar.

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2- Tenha um Horário Certo Para Acordar

Assim como é importante ter um horário certo para  acordar, e quem regula isso também é o ciclo circadiano, que é baseado na luz solar. Estabeleça um horário para acordar, não muito tarde, e “mostre” ao seu organismo que é hora de ficar bem disposto! Como? Abra as janelas e deixe o sol entrar! Isso mostra ao organismo que o dia amanheceu, que é tempo de produzir.

3- Antes de Dormir, Relaxe!

Antes de descobrir que eu não dormia porque tinha deficiência de melatonina, fui em uma médica especialista em problemas do sono, que me disse para, ao cair da noite, ir reduzindo aos poucos minhas atividades, inclusive mentais. Segundo ela, eu precisaria ir relaxando para preparar o organismo para o descanso noturno. Isso significa parar com qualquer atividade estimulante, como “navegar” na internet, assistir a televisão, jogar, dançar e coisas do tipo. Trabalhar à noite, então, nem pensar! O certo é, ao menos uma hora antes de dormir, tomar um banho relaxante e se preparar para dormir, sendo lendo um livro, escutando uma música suave ou mesmo fazendo uso de algum óleo essencial, como o de lavanda, que é altamente relaxante.

4- Só Vá Para Cama Quando Estiver Com Sono!

A gente só deve ir pra cama quando estamos com sono, porque ficar rolando na cama, de um lado para outro,  não dá, não é mesmo? O organismo precisa “entender” que ali é um local para dormir, um local de descanso e não de movimento. Além disso, ficar rolando na cama sem conseguir dormir aumenta a ansiedade e gera insônia, o que é ainda pior! Portanto, pelo bem do seu sono, só vá para a cama quando estiver realmente “no ponto” de dormir.

Beijos

Ju Lopes

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Tags: insôniaSono
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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