Categories: Saúde

Dicas para uma alimentação mais saudável e sem complicação

Algumas dicas para uma alimentação mais saudável e sem complicação

Começar a se alimentar melhor requer um pouco de prática, afinal, trata-se de uma mudança na forma como vivemos, por isso, é muito importante algumas dicas para uma alimentação mais saudável, como ficar atenta à composição e o tempero dos alimentos. Conhecer o que comemos é muito importante, pois muitas vezes acabamos trocando seis por meia dúzia. Além disso, existem casos de dietas radicais que não funcionaram porque os nutrientes necessários não eram ingeridos.

Mas, por onde começar? Pelo que eu posso substituir meus alimentos? Quanto tempo eu posso ficar em uma dieta? O detox funciona? Para responder a essas e outras perguntas preparamos algumas dicas para uma alimentação mais saudável onde refeições podem ser consumidas sem culpa, pois, além de muito saborosas, têm todos os nutrientes que cada pessoa precisa.

A dieta detox pode ser uma boa para quem está iniciando uma dieta, mas lembre-se de não fazer nenhuma loucura. Além disso, esses detox têm um tempo máximo de duração, por isso, se sua dieta é de uma semana, não ultrapasse esse tempo. Consuma bastante água para ir mais vezes ao banheiro e diminuir o inchaço.

Mas lembre-se: antes de qualquer dieta é importante consultar um profissional para saber exatamente o que está em excesso e o que falta na sua alimentação. Além disso, um profissional é quem saberá dizer se você tem alguma intolerância ao alimento. Por isso, tenha sempre um nutricionista de confiança.

Café da manhã nutritivo

Nunca ignore o café da manhã, ele é a refeição mais importante do dia, pois é a primeira e a que dá energia para que possamos encarar o dia. Por isso, nada de sair de casa sem comer. Entre essas dicas para uma alimentação mais saudável está o suco verde bem caprichado e o consumo de algum carboidrato, que pode ser pão integral ou uma tapioca. No recheio é interessante colocar uma fatia de queijo ou ricota. Também pode comer uma fruta, de preferência mamão.

Lanche no meio da manhã

Nesse momento o mais indicado é comer alguma fruta ou um iogurte com aveia. Muitas pessoas não gostam de aveia, mas ela é uma excelente fonte de fibras para o organismo. Quem consome fibras deve redobrar a atenção quanto ao consumo de água, pois o corpo vai precisar de mais líquido. É sempre importante ter na bolsa algum lanchinho para não ficar muito tempo sem comer.

Almoço: prato multicolorido

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

O almoço é uma refeição que precisa ser bem completa e, para isso, tente variar bastante a salada para que seu prato fique bem saudável. Escolha um tipo de carboidrato, pode ser batata, arroz branco ou integral. Alguma leguminosa, de preferência feijão. Acrescente frango ou peixe e prefira os grelhados. A salada deve ser composta por alimentos crus e cozidos a vapor. Tomate, pepino, alface, cenoura, beterraba, abobrinha, ou que mais você preferir.

Para acompanhar você pode tomar um suco natural de abacaxi. Muito cuidado com o sal e a quantidade de azeite. Para não ter erro, comece pela salada, ocupe cerca de metade do seu prato com ela, depois complete com os demais alimentos. Se você come em restaurante evite as tentações, tente manter um prato equilibrado, pois ao mesmo tempo em que há fritura, também existem muitas opções de carnes saudáveis. Troque o refrigerante por suco e a sobremesa por uma fruta.

Lanche da tarde

O lanchinho da tarde é muito importante para que consigamos chegar bem até o jantar sem precisar beliscar nada. Para esse momento é recomendado um pão de queijo, com algum suco. Se a pessoa estiver mais focada em perder peso, pode consumir uma barrinha de cereal ou uma combinação de frutas secas.

Jamais deixe de comer nesse período, faça suas refeições a cada três horas. Se você fica fora de casa o dia todo o ideal é ter sempre em mão uma bolsinha térmica com as suas refeições já divididas em porções ideais para consumo. Um dos maiores erros que cometemos na dieta é ficar sem comer. Quando não comemos no tempo certo, o organismo começa a guardar os alimentos e é aí que acumulamos gordura, pois com medo de não ser alimentado, ele não queima o que deveria.

Jantar: comida leve e nutritiva

No jantar, o mais correto é optar por uma salada com alguma proteína grelhada, seja frango ou peixe. Também pode ser uma sopa mais leve preparada por você mesma. Vale até um sanduíche natural com pão integral. Sempre escolha um suco para acompanhar ou deixe para comer uma fruta como sobremesa.

Ceia: leveza para dormir bem

Nesse momento é recomendado que você não coma nada pesado, por isso evite pães, doces e alimentos gordurosos. O mais indicado é um iogurte ou alguma fruta. Nunca deixe para comer exatamente na hora de dormir. Quando fazemos uma refeição muito pesada antes do sono nosso corpo gasta muita energia consumindo calorias e não descansamos bem. Além disso, manter o sono em dia ajuda a emagrecer.

Compartilhar
Tags: algumas dicas para uma alimentação mais saudávelAlimentaçãoalimentação equilibradaalimentação saudavel
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…