Dúvidas Sobre A Pílula Anticoncepcional – Parte 5

Já viram que quero todo mundo craque em anticoncepcional né? Pois é, já que a gente tem que tomar a vida toda, é melhor saber tudo sobre ele, não é mesmo? Então vamos continuar…

14- Quem usa pílula anticoncepcional precisa menstruar?

Quem usa pílula anticoncepcional não menstrua, tem sangramento por deprivação, que se dá pela ausência de hormônios durante o intervalo entre as cartelas.

Para as que tomam anticoncepcional e  pregam que mulher tem que menstruar isso pode ser um susto, mas é a verdade e qualquer ginecologista pode confirmar isso. Esse sangramento mensal causado pela pausa de anticoncepcionais não serve para nada, exceto para gerar uma maior aceitação da pílula, que foi criada nos anos 50 e precisava disso para convencer as mulheres a usarem.

Portanto,  se você usa pílula anticoncepcional, qualquer uma, você não menstrua!

15 – A pílula anticoncepcional interfere na fertilidade?

Já ouvi falar muito que  a pílula deixa a mulher infértil, mas isso não é verdade e já foi comprovado cientificamente.

O que ocorre é que algumas mulheres podem apresentar certa dificuldade em engravidar logo após interromper o uso da pílula pois o corpo feminino precisa de um tempo ( até 12 meses) para  que o ovário volte a funcionar normalmente e para se reorganizar, se acostumar com a nova situação.

É muito comum também que a mulher tenha problemas relacionados a fertilidade  sem saber e por isso responsabilize a pílula anticoncepcional.

16- O que são as injeções anticoncepcionais e quais as principais diferenças entre elas?

Assim como os contraceptivos orais, a função dos anticoncepcionais injetáveis mensais e trimestrais  é prevenir a gestação.

Existem dois tipos de  contraceptivos injetáveis:os mensais e os trimestrais.  Os trimestrais possuem em sua composição  apenas o progestógeno, que é  similar a  progesterona existente no organismo feminino enquanto os mensais contêm dois  hormônios, um progestógeno e um estrógeno, que são  semelhantes aos hormônios existentes no corpo feminino.

Tal qual os anticoncepcionais orais, a injeção mensal contém dois hormônios, só que enquanto no anticoncepcional oral  o estrogênio é sintético, na injeção mensal esse estrogênio é natural.

A trimestral, por não conter estrógeno, pode ser usada durante o período de lactação, ao contrário do anticoncepcional oral e mensal.

Como as dúvidas são muitas, muitas mesmoooo, amanhã tem mais!

Beijos

Ju

 @JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

 

Dúvidas Sobre A Pílula Anticoncepcional – Parte 5
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

2 Comments
  1. gostaria de tirar uma dúvida. Nesta cartela de anticoncepcional tive relações, e também tomei 3 dias (não seguidos)2 pilulas de anticoncepcional no mesmo dia, será que posso engravidar por este motivo? preciso de ajuda urgente!!!! obg desde já

  2. Marcela Renno disse:

    Ótimo tópico, me esclareceu muitas dúvidas! Obrigada ♥

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.