in

Entenda porquê o sal é o inimigo da sua saúde!

Faz muito tempo que o sal se tornou um dos piores inimigos das mulheres. Ele incha o corpo, ajuda a aumentar a retenção de líquido, consequentemente piora o estado da celulite, aumenta o peso e também colabora com doenças cardiovasculares, como AVC e ataque cardíaco. Por isso, dosar na quantidade de sal consumida por dia é importantíssimo para evitar riscos à sua saúde. Nem de mais, nem de menos é o que os médicos alertam. A questão é saber equilibrar.

Isso porque não é só o sal colocado na comida que prejudica a saúde. É todo o sódio encontrado em alimentos enlatados, prensados, refrigerantes, bolachas e outras guloseimas calóricas. O sal, por tanto, deve ser reduzido ao máximo durante o cardápio. No lugar dele entram alimentos mais saborosos e menos perigosos à saúde, como: pimenta, ervas, gengibre, alho e cebola e por aí vai. A lista de temperos que podem substituir o sal na comida é imensa. Muito mais saudáveis, esses temperos podem ser plantados no quintal de casa ou comprados em mercados e lojas de produtos naturais.

A diferença, também, entre sal e tempero é a questão dos benefícios: esses temperos mais fortes, como gengibre e pimenta, são termogênicos. Ou seja, eles aceleram o metabolismo e ajudam a queimar mais caloria, favorecendo a perda de peso. Totalmente contrário ao sal. Outra coisa importante: ervas podem ser diuréticas, eliminando a retenção de líquido e também podem ajudar a manter a pressão e a circulação em dia. Também o oposto do sal.

salt shaker

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), problemas de saúde relacionados ao excesso de sal atintem uma em cada três pessoas no mundo todo. Muito preocupante, não é? O que mais impressiona é que, quanto mais velha a pessoa ficar, mais ela aumenta o nível de sal consumido durante o dia. A questão, aqui, está em reduzir a quantidade de sal consumido. Os países que mais consomem sal são os que têm mais pessoas obesas, com problemas de respiração, coração e pressão, além de baixa autoestima e perda de memória.

A recomendação da OMS, é que o consumo de sal por dia não passa de 3g. Mas, a maioria das pessoas, inclusive no Brasil, consome o dobro dessa quantidade. Uma das doenças que mais atingem as pessoas é a hipertensão. Ela consegue ser a maior causa de mortes no mundo todo. Isso porque, consumindo muito sal, não praticando exercícios físicos, não consumindo vitaminas, minerais e proteínas magras, as chances de uma pessoa sofrer algum ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou insuficiência cardíaca é muito, mas muito maior.

Então, a partir de hoje, modere o consumo de sal por dia, troque este inimigo por ervas e temperos naturais, aumente o consumo de água e tente começar a praticar uma atividade física, caso ainda não faça. Pense que no começo tudo vai parecer chato e desmotivador, mas vá aos poucos! Esse é o segredo. Mude um hábito por vez, até o corpo se adaptar. As mudanças você vai notar a partir da primeira semana e, assim, a motivação de continuar é bem maior.

Rate this post

Written by Kika

Natieli Leal *KIKA - Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que eu vou te mostrar um pouco do meu mundo. [email protected] @patricinhaesperta

Uma noite mal dormida atrapalha todo o seu corpo

Máscara de tratamento para cabelos secos feita em casa!