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Envelhecer com saúde

Quem não quer envelhecer, ou ver os avós, pais, tios, com saúde?-

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer alcançou 73,5 anos em 2010. Há três décadas, a expectativa estava em 62 anos. O envelhecimento da população acarreta inúmeras responsabilidades ao governo, entre elas, maiores gastos com a previdência privada e com a saúde pública.

O processo de degeneração causado pelo envelhecimento provoca 90% das doenças em adultos. Ainda não é possível evitar o envelhecimento, mas pode-se envelhecer com saúde, dignidade e autonomia física e mental. Nosso organismo é como um carro e seu desempenho e durabilidade dependem de como cuidamos dele.

A medicina preventiva, é baseada em conscientizar os pacientes da importância de uma vida saudável. Muitas vezes, o paciente chega ao consultório com fadigas mental e física por conta de uma rotina de vida baseada em má alimentação, sedentarismo e estresse. O papel do médico é devolver o equilíbrio para esse organismo poder trabalhar de maneira adequada.

Os sintomas do envelhecimento são variados, mas o resultado é sempre o mesmo. Eles influenciam na personalidade, motivação, comportamento, atenção, cognição, percepção e no físico de cada um. Portanto, a palavra chave é a prevenção, por isso, os pacientes devem escolher adequadamente o que comer, praticar atividades físicas e trabalhar para eliminar o estresse do dia a dia, que são medidas simples, mas que garantem chegar aos 60, 70, 80 anos com qualidade de vida.

A medicina atua para que se possa fazer com que essa fase deixe de ser sinônimo de doenças e dependência. Geralmente com a chegada um pouco avançada, as pessoas começam a ter dificuldades para dormir, perdem peso, começam os danos na memória, cai com frequência a imunidade e a falta de libido (energia para os instintos da vida). Estes são alguns sinais do envelhecimento.

Ter uma vida longa e saudável não é nenhum mistério. Recomenda-se o uso adequado de suplementos alimentares, paralelo as consultas regulares de endocrinologistas e nutricionistas, com uma dieta à base de vegetais, frutas e proteínas, como unha de gato, alho, salsa, temperos verdes, que são anticancerígenos. Evitem comer muita margarina e gordura hidronizada, que obstruem as artérias. Coma bastante peixe. A carne vermelha em quantidade moderada e prefira o queijo amarelo ao queijo branco.

Então meninas, vamos estar atentas aos nossos pais, avós e pessoas que nos são caras?

Beijos, Rogéria.

 

Envelhecer com saúde
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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