Categories: Saúde

Como Evitar as Crises de Psoríase?

 

Vocês já ouviram falar da psoríase? Trata-se de uma doença de pele incurável e não contagiosa  que se caracteriza pelo surgimento de  placas avermelhadas e com aparência escamosa, mas sem coceiras ou algo do tipo. Sabe-se que cerca de 3% da população sofre com a doença, cujos episódios são mais frequentes após eventos emocionalmente traumáticos.

Contudo, alguns cuidados ajudam a manter as crises bem longe.

1. Mantenha a Pele Hidratada

A principal dica pra quem tem psoríase é a hidratação. Quem tem a doença deve hidratar a pele várias vezes ao dia, principalmente nas regiões onde as lesões costumam surgir, e sempre com hidratantes mais potentes.

Na escolha do hidratante, é bom deixar de lado os que contêm aromas, corantes ou qualquer outra substância potencialmente irritante para evitar possíveis alergias que podem piorar o quadro. O uso de água termal é bem indicado, já que acalma a pele e ajuda na cicatrização.

Quem tem o problema deve evitar qualquer tipo de procedimento estético sem conhecimento de um dermatologista de confiança, e até o uso de cosméticos deve ser comedido, já que muitas substâncias usadas na formulação de cosméticos podem piorar o quadro.

2. Cuidado Com a Exposição Solar

A exposição solar é benéfica  para quem tem psoríase, desde que alguns cuidados sejam tomados, claro. Pra começo de conversa, cuidado com o horário em que se expõe ao sol, porque a exposição das  10hs às 16hs não é recomendada. Além disso, nada de passar muito tempo exposta ao sol, basta 15 minutos por dia, tanto pra absorver a quantidade ideal de vitamina D quanto para aproveitar o efeito anti-inflamatório dos raios solares.

3. Evite as Esfoliações

A esfoliação, essa coisa que eu amo, não é indicada para quem tem psoríase, já que  a esfoliação pode acabar ocasionando o rompimento superficial da pele, e isso pode desencadear novas crises e piorar as lesões existentes. Ocorre, nesse caso, o fenômeno de Koebner, que é quando  um determinado trauma, quando ocorre em uma parte saudável da pele, ocasiona o surgimento de lesões existentes em outras partes do corpo.

4. Cuidados com o Banho

Quem tem psoríase não deve tomar banho longos, muito quentes ou muito frios, e nem deve fazer o uso de buchas. Os sabonetes devem ser neutros, com ativos hidratantes e preferencialmente sem  aromas ou corantes. Após o banho use uma tolha macia para enxugar a pele, sem esfregar.

5. Depilação: Escolha o Método Menos Traumático

É preciso cuidado ao usar a lâmina, já que os traumas, se ocorrerem, podem ocasionar lesões. É essencial que o método depilatório seja escolhido com parcimônia, visando sempre o menor trauma possível para a pele. Caso tenha algum tipo de alergia, como a cera ou a lâmina, evite usar esses métodos.  Caso a área esteja inflamada, não depile antes de tratar a pele pra evitar que o quadro piore.

6. A Escolha da Roupa

Evitem roupas justas, muito apertadas e de tecidos que impeçam a  transpiração, já que isso pode favorecer a proliferação de fungos . O ideal é optar por roupas confortáveis, de tecidos naturais e que não apertem a pele.

 

 

Como Evitar as Crises de Psoríase?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás