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Feijão: Tem Que Comer!

Resolvi escrever esse post sobre os benefícios do feijão, que está no “prato” da grande maioria dos brasileiros , pra tentar me convencer a comer. Não, eu não tenho nada contra o feijão, é mais uma questão “emocional” mesmo… Vou contar pra vocês rirem de mim!

Aqui em casa trabalhava uma moça, Dona Dete, desde antes do meu nascimento. Na verdade, desde quando minha mãe era menina, então ela praticamente criou todo mundo aqui em casa, porque foi ela que tomou conta da minha mãe e dos meus tios quando eles eram mais novos, e de mim e de meus primos quando éramos pequenos. E eu era ruinzinha pra comer, mas eu gostava tanto dela, tanto, que comia, de olhos fechados pra não “sentir” o gosto (Oi???), feijão e fígado, que ela dizia que era pra me deixar forte. Então, eu só comia porque ela fazia e me dava… Daí quando eu tinha onze anos ela foi embora pra Campinas com Paty, a filha dela que também foi criada comigo. E desde quando ela foi embora não comi mais feijão, porque, na minha cabeça de criança, era uma traição! hahahahah Pode isso? Mas é verdade, e não comi mais, não tem jeito… Massss, tá na hora de largar de besteira né? Então vamos falar de feijão!

Especialistas indicam o consumo diário de uma porção diária de feijão devido a grande quantidade de nutrientes que o compõe, o que garante inúmeros benefícios para a saúde.

Fonte de Minerais e Vitaminas

Como se sabe, o feijão tem muito ferro, que é essencial no combate a um tipo específico de anemia, a anemia ferropriva, que reduz a quantidade de hemoglobina no sangue. Como o ferro de origem vegetal é menos absorvido pelo organismo que o ferro de origem animal, é bom consumir o feijão com alguma fonte de vitamina C, como acompanhado de suco de laranja, por exemplo, que aumenta em até 40% a absorção desse nutriente.

Além de ferro, o feijão contém bons teores de cálcio,  magnésio e de zinco. Enquanto o magnésio é fundamental para a manutenção da saúde do cérebro e dos músculos, o zinco é indispensável para as dezenas de reações químicas que acontecem no nosso organismo.

Das vitaminas encontradas no feijão há que se destacar a vitamina B9, também conhecida como ácido fólico, que, quando em baixa no organismo pode causar fraquezas, alterações de humor e anemia, além de deformações fetais.

 Fonte de Proteínas

Como se não bastasse a grande quantidade de vitaminas e minerais, o feijão é fonte rica de proteínas vegetais, que, por sua, vez são formadas por um tipo de aminoácido chamado lisina. Consumir feijão é garantir que o organismo tenha acesso a esse tipo de proteína, que o corpo não produz sozinho, e mantenha todos os tecidos do corpo saudáveis.

O ideal é que as proteínas do feijão sejam “combinadas” com as proteínas fornecidas pelas carnes, que são de origem animal, que são mas melhores fontes desse nutriente.

No próximo post a gente conversa sobre os benefícios do feijão, tá?

Beijos

Ju Lopes

Feijão: Tem Que Comer!
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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

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