Categories: Saúde

Fibromialgia: Diagnóstico e Tratamento

Diagnóstico

O diagnóstico da fibromialgia é essencialmente clínico, já que não há  evidência de anormalidades laboratoriais ou em  exames de imagem identificáveis nos portadores dessa síndrome, cujo diagnóstico repousa  nos critérios sugeridos pelo Colégio Americano de Reumatologia.

Os critério são os seguintes:

1- Histórico de Dor Difusa

Dor é tida como difusa quando e se estiver presente nos seguintes parâmetros: dor no lado direito do corpo, dor no lado esquerdo do corpo, dor acima da linha da cintura e dor abaixo da linha da cintura. Dor no esqueleto axial, que compreende a coluna cervical ou torácica anterior, a coluna lombar ou a coluna  dorsal. Dor nos ombros, nas nádegas e na “lombar” estão enquadradas nesse seguimento.

 2Dor em pelo menos 11 dos 18 tender points na palpação digital 

Para o diagnóstico, a  palpação digital deve ser feita com uma força de aproximadamente 4 quilos. Para que um tender point seja tido como “positivo”, a pessoa  deve declarar que a palpação foi dolorosa.

Para questões de classificação, são considerados portadores de fibromialgia os indivíduos que preenchem os dois critérios acima citados. Convém ressaltar que a dor difusa deve estar presente há pelo menos três meses, e mesmo que haja algum outro distúrbio clínico, o diagnóstico de fibromialgia não está descartado.

 Tratamento

O tratamento para a fibromialgia envolve várias vertentes além da medicamentos, vez que é necessário o acompanhamento psicológico, além de fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental, exercícios físicos e acupuntura e outros que serão citados posteriormente.

A enfase aqui é a melhora ou controle  da dor, para melhorar a qualidade de vida do paciente e ajudar na manutenção de suas habilidades funcionais.

O tratamento clínico envolve o uso de inúmeros agentes farmacológicos, como antidepressivos, analgésicos, relaxantes musculares e anti-inflamatórios, sendo que os melhores resultados são alcançados com antidepressivos, sobretudo os tricíclicos, e os relaxantes musculares.

Muitas outras drogas vem sendo testadas para o tratamento da fibromialgia, incluindo acetaminefenol, aspirina, agentes antivirais e substâncias que modulam o sistema imune, bem como coquetéis com vários tipos de medicamento, mas nada ainda se mostrou definitivo no controle da doença.

Os antidepressivos tricíclicos são quase sempre a primeira escolha nos casos de fibromialgia, sendo benéficos a curto prazo, já mostrando resultados nas primeiras duas semanas de uso. Esse tipo de antidepressivo possui  ação analgésica indireta e aumenta a quantidade de neurotransmissores como dopamina,  norepinefrina e serotonina, o que melhora a qualidade do sono, um dos maiores problemas dos portadores da doença, e promove maior relaxamento muscular.

Os inibidores da receptação de serotonina também são usados pois aumentam a quantidade de serotonina entre os neurônios, reduzindo a fadiga e melhorando o ânimo dos pacientes. Alem disso, eles podem ter uma leve influência no aumento da endorfina, o que é benéfico. Esse tipo de medicamento costuma demorar de duas a três semanas para agir, sobretudo porque suas doses são baixas. Contudo, mesmo em pequenas doses, esses medicamentos possuem ação ansiolítica, e seu uso é indicado em conjunto com antidepressivos tricíclicos.

Existem outros medicamentos e os tratamentos alternativos também são bastante utilizados, mas isso fica para um próximo post!

Beijos

Ju Lopes

 

Fibromialgia: Diagnóstico e Tratamento
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Influência da Família na Alimentação: Dicas Da Nutri

  Influência da Família e dos Amigos no Hábito Alimentar Mais uma vez trouxemos a nutricionista Tamires Medeiros par explicar…

2 horas atrás

Queratina: O que é? Quando usar? Como usar? Como age no cabelo?

Queratina no cabelo Vira e mexe a gente escuta dizer que queratina faz bem para o cabelo, que recupera o…

20 horas atrás

Vitamina Para Cabelo E Unhas – O Guia Completo

Blogueira Kika | Instagram: @blogdakika Vitaminas paras cabelos Quem quer que o cabelo cresça rápido levanta a mão? A MAIORIA…

21 horas atrás

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

21 horas atrás

Capacete De Led Para Queda De Cabelo: Funciona? Antes e Depois

Com o avanço da tecnologia a queda capilar não é mais um problema, já que existem inúmeros tratamentos para prevenir…

1 dia atrás

Caspas Após Progressiva: Como Tratar

Por que acontece as caspas da progressiva? Apesar da substituição do formol nas fórmulas ter diminuído o enfraquecimento dos cabelos…

1 dia atrás