Categories: Saúde

Filtro Solar: Tire Suas Dúvidas!

Filtro solar é um produto de uso obrigatório e que deve fazer parte da nossa rotina diária, assim como a pasta de dentes, por exemplo. Só que, infelizmente, a grande maioria não tem esse hábito, ou melhor, só tem esse hábito no verão, sobretudo na temporada de praia.

Além da quase absoluta  inexistência do hábito, muitas meninas têm dúvidas quanto ao uso do filtro solar, e é sobre isso que falaremos hoje!

Na sombra ou não, na chuva ou exposta ao sol!

Filtro solar é para proteger dos raios solares, certo? A lógica da maioria é de que, se não estamos expostas ao sol e, consequentemente, aos raios solares, não têm razão pra usar filtro solar, o que é um erro, porque os raios solares atingem a pele chova ou faça sol, na sombra ou com a pele diretamente exposta. Mas mesmo chovendo tem que usar filtro solar? Sim, claro! É que os raios solares (cerca de 80%deles) ultrapassa inclusive as nuvens e atinge a pele, portanto chuva e guarda sol não são desculpas!

Qual o FPS Ideal?

Existe uma certa discórdia sobre qual seria o FPS ideal, mas  o consenso é de que um filtro solar de FPS 30 proteja a pele com eficácia nos dias “normais”, até porque a diferença entre um filtro solar que oferece FPS 30 e um que oferece FPS 60, por exemplo, é relativamente pequena. O que mais diferencia, na verdade, nem é o fator de proteção, mas a forma de aplicação, porque nada adianta usar um protetor solar com FPS 90 se a aplicação não for feita na quantidade e da forma correta, pois a pele não ficará devidamente protegida. Assim, o certo é que o filtro seja aplicado em todo o rosto, na quantidade de 2 mg por aplicação, e que seja reaplicado ao menos três vezes ao dia.

A forma correta de aplicação

A quantidade ideal de aplicação é de 2 mg, o que dá, mais ou menos, uma colher das de café. O filtro solar deve ser aplicado em todo o rosto de forma uniforme, sempre antes da exposição solar (15 minutos, em média), e deve ser reaplicado a cada duas horas ou, no dia a dia, de três a quatro vezes ao dia.

Isso é muito importante porque significa que um pote de filtro solar, que geralmente vem com  60mg, deve durar apenas 30 dias, e se passar disso é porque a aplicação está sendo feita da maneira errada, o que implica na ineficiência da proteção.

Quase todos os protetores possuem em sua composição filtros químicos e filtros químicos. Os  filtros solares físicos contém óxido de zinco e/ou óxido de titânio, e possuem uma textura muito mais grossa, sendo mais indicados para quem tem pele mais sensível ou com melasmas, já que fazem uma proteção mais “pesada”. Os filtros químicos possuem ativos que impedem que a radiação penetre na pele, vez que refletem essa radiação. Contudo, não são tão eficazes quanto os agentes físicos e sua eficácia é reduzida, e é por esse motivo que se utilize atualmente um blend dos dois.

Contra quais radiações os filtros solares precisam proteger a pele?

O filtro solar precisa, inicialmente, oferecer proteção contra os raios UVA e contra os raios UVB, que são medidas pelo PPD e pelo FPS respectivamente. Contudo, recentemente descobriu-se que os raios infravermelhos atingem de forma direta e muito efetiva a pele, e como eles, dentre outras coisas, atuam na degradação do colágeno, é preciso proteger a pele também dessa radiação. Por isso, invista em protetores solares com ativos antioxidantes, sendo que os que são comprovadamente eficazes são o GP4G e a orsitina, que ajudam na sobrevida das células e reduzem o efeito da radiação.

Filtro solar em excesso é prejudicial?

Vivemos hoje uma verdadeira epidemia de deficiência de vitamina D, o que é gravíssimo, pois essa vitamina é responsável, direta ou indiretamente, por mais de 200 genes no organismo. A questão é que os raios solares são as maiores fontes de vitamina D. Bom, usar muito filtro solar, atrapalha, então, na absorção de vitamina D?

Já existem estudos que apontam que as pessoas que usam filtro solar diariamente possuem uma redução significativa de vitamina D, mas não a deficiência da vitamina. A questão aqui é que para a produção da vitamina D o organismo precisa da radiação solar, então por pelo menos 10 minutos por dia é preciso ficar sem filtro solar nos braços ou nas pernas.

Já expliquei aqui algumas vezes, mas vou repetir pra evitar que aconteça com vocês. Tenho uma deficiência enorme de vitamina D e preciso fazer suplementação tópica diariamente. Com certeza isso deriva da minha mania de usar protetor solar quatro vezes ao dia, dos pés a cabeça. É muito raro que eu tome sol, e se tomo, fico com o spray de filtro solar na mão reaplicando o tempo todo, um absurdo. Ou seja, cuidado com o exagero!

Posso Usar no Rosto o Mesmo Filtro Solar Que Uso no Corpo?

Os protetores solares usados no corpo são, via de regra, mais grossos, densos, pesados e oleosos que os que são usados no rosto, portanto, se sua pele for oleosa, não use no rosto o mesmo filtro solar que usa no corpo. O melhor, nesses casos, é escolher um produto específico, oil free, com textura leve ou em gel. Já as meninas de pele  seca podem sim usar no rosto o mesmo produto que usam no corpo.

Dá para usar filtro solar e se bronzear mesmo assim?

Esse é um questionamento que muita gente faz, e isso depende da cor da pele, da resistência da mesma e também da genética. Quando usamos filtro solar, sobretudo os de FPS mais alto, não estamos impedindo o bronzeado, mas sim o “queimar”, que deixa a pele vermelha e ardida. O que acontece quando estamos  com o filtro é que  o bronzeado será lento, mas constante. Ele acontecerá, mas de maneira mais suave e saudável.

Além disso, o bronzeado será mais durável, que é o que mais queremos!

Beijos

Ju Lopes

Filtro Solar: Tire Suas Dúvidas!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Como o Bio-Oil funciona?

Bio-Oil: um produto inovador que fará um bem enorme à sua pele Você já ouviu falar em Bio-oil? De tempos…

2 horas atrás

Wellastrate: Quem pode usar?

O Wellastrate é um produto da Wella que está no mercado há alguns anos, mas cada vez mais pessoas estão…

2 horas atrás

Como disfarçar os poros com base – Tudo em vídeo

Como disfarçar os poros de forma eficaz e com resultado Você pensa que para deixar o seu rosto sempre lindo…

8 horas atrás

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Reconstrução capilar caseira. As melhores receitas de reconstrução capilar do momento.

9 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

10 horas atrás

Cronograma Capilar Reconstrução – Produtos e Substâncias

Cronograma capilar reconstrução Produtos e Substâncias Reconstrutoras para Seu Cronograma Capilar Finalizando nossa série sobre o Cronograma Capilar, darei sequência…

11 horas atrás