Categories: Saúde

Frutas Secas: Qual Escolher?

Assim como as frutas in natura, as frutas desidratadas possuem, cada uma, uma determinada combinação de nutrientes que beneficia o organismo de várias maneiras, mas, de modo geral, todas elas contêm uma boa quantidade de fibras, e isso é importantíssimo para o nosso organismo, já que faz o intestino funcionar direito, o que é essencial para o nosso bem-estar e a nossa saúde.

O Damasco

Em meras seis gramas de damasco, minha fruta seca preferida, tem 24% das fibras que você precisa diariamente, e isso é muita coisa, porque na maioria das vezes não chegamos nem perto de completar o consumo diário indicado.

Falando do damasco, ele ainda é rico em betacaroteno e em potássio, sendo ótimo para consumir após o exercício físico e também por quem tem problemas de hipertensão. Para afastar a “gula de doce”, é um santo remédio!

A Ameixa

A ameixa é velha conhecida de quem tem problemas relacionados a prisão de ventre, pois possui efeito laxante, mas, além disso, é rica em boro, o que reduz o risco de osteoporose, ferro e vitamina K.

Uva Passa

A uva passa é muito conhecida e consumida, além de facilmente encontrada, sendo ótima para a dieta, já que é rica em fibras e ajuda o intestino a funcionar melhor. Além disso, ela é fonte rica de substâncias probióticas, o que afasta  e previne o câncer de cólon, e magnésio, que garante o bom funcionamento do sistema hepático.

A uva passa vermelha, chamada de goji berry, é uma excelente antioxidante, sendo fonte rica de vitamina C (não resiste ao processo de desidratação), vitamina E e vitaminas do complexo B.

Maçã

A maçã seca também é uma boa fonte de substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o envelhecimento precoce. Além disso, faz uma verdadeira faxina no organismo, o que é sempre muito bom!

As Frutas Secas Possuem Os Mesmo Nutrientes da versão In Natura?

Um questionamento que muita gente faz é se a fruta seca conserva os mesmos nutrientes da fruta in natura, e a verdade é que alguns nutrientes, como a vitamina C, por exemplo,  não conseguem resistir ao processo de desidratação (calor).

Qual fruta Escolher?

Existem dezenas de frutas secas disponíveis, e a minha recomendação é evitar as que contém açúcar por cima, que é usado como conservante,  já que isso vai deixar a porção ainda mais calórica do que é!

Como Adicionar na Dieta?

As frutas secas podem ser consumidas a qualquer hora, mas o melhor é guardá-las para a hora do lanche ou para quando a vontade de comer algo doce for grande.

Dá para comer “pura” ou misturada em iogurte ou coalhada, por exemplo. Eu adoro damasco picadinho no iogurte, aí aproveito e coloco castanha, para passar a tarde sem fome. Essa mistura é boa porque tem fibras e proteína, o que garante a saciedade por mais tempo, evita os ataques de gula e a fome de doce. Sim, a coisa fica mais calórica, mas é caloria boa, é gordura boa, é proteína boa, e se evita a vontade de me atracar com o doce, tá valendo!

Beijos

Ju Lopes

Frutas Secas: Qual Escolher?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás