Categories: Saúde

Gravidez x diabete

Durante o período de gravidez o corpo da mulher passa por algumas transformações e, entre elas, o aumento da sede e o apetite, além de sentir mais vontade de fazer xixi. Mas é importante que você saiba que mesmo que esses sintomas sejam normais durante a gravidez, eles também podem significar diabetes gestacional, que ainda podem trazer perda de peso e sensação de fraqueza.

Por isso, é importante que você possa consultar um médico que possa indicar remédios que ajudem a identificar se são sintomas normais, ou se precisam de tratamento. As observações relacionadas com esses precisam começar a partir da 24ª semana de gestação. Aquelas que mais precisam ser observadas durante esse período são as que já possuem sobrepeso, ou que engordaram muito além do recomendado durante a gravidez. A idade avançada (acima de 35 anos) também precisa ser observada. Ou ainda para mulheres que já possuem a diabete na família.

Os exames feitos para saber se a mulher está com diabetes gestacional, incluem um rastreamento onde a grávida irá receber uma sobrecarga de glicose. De hora em hora serão feitos exames de sangue. Se for identificada a diabetes gestacional, é importante que o tratamento comece logo, através de mudanças na alimentação da gestante. Nessa nova dieta será importante o controle de carboidratos, além, é claro, que a paciente precisará monitorar a glicemia através do exame de dextro, pois, em alguns casos, pode acontecer da mudança da dieta não ser suficiente para o tratamento. Por isso, a paciente vai precisar tratar-se com doses de insulina. Esse monitoramento precisará ser feito durante toda a gravidez.

A diabetes gestacional é uma doença que possui alterações do metabolismo do açúcar, justamente porque o corpo da mulher grávida pode passar por muitas alterações. Pode começar na 20ª semana e continuar até o bebê nascer. E na maioria dos casos, o risco mais sério é justamente para o bebê.

Como o corpo da mulher está passando por mudanças, uma delas pode ser relacionada com a insulina. Pode ocorrer um bloqueio parcial dessa. E isso ocorre por conta dos hormônios produzidos pela placenta, o que aumentará de maneira significativa a glicose no sangue. E no caso das mulheres que não possuem a reserva de insulina, o desenvolvimento da doença de diabete é muito provável.

Se for o caso de uma doença passageira, provavelmente depois que o bebê nascer, ela vai sumir. Mas se é uma doença que já existia antes no corpo da mulher, mas não havia sido manifestada, depois do nascimento, ela vai continuar ali. E ainda nos casos da mãe ser diabética e já fazer um tratamento, é preciso que esse seja modificado durante o período da gravidez.

É importante que para evitar esse problema, a mulher planeje a gestação e esteja no peso ideal para essa gravidez acontecer. A mulher ainda vai precisar fazer alguns exames prévios que possam identificar o metabolismo dela em relação ao açúcar. Por isso, é muito importante que no período que a mulher resolver engravidar, tudo em seu corpo esteja preparado para isso.

Gravidez x diabete
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Juliana Bolzan

Jornalista, apreciadora de alguns mundos paralelos e pessoas diferenciadas. Escritora há pelo menos 10 anos. Com sonhos na cabeça e vontades de realizar. Gaúcha. No momento trabalha ajudando as pessoas a serem melhores tanto na parte física, quanto emocional. Com convicções muito concretas sobre a vida, e o amor. Ama as palavras, as letras e as pessoas. Pois acredita que cada um tem algo a ensinar.

Postagens recentes

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás