Categories: Saúde

Hiperidrose: Suor excessivo pode ser uma doença!

Sabe aquele momento desesperador em que você, mulher, tomou banho, higienizou os braços, aplicou desodorante e as axilas logo depois começam a exalar um cheiro estranho mesmo não estando tão calor? Não é preciso estar calor ou frio para as suas axilas permanecerem saudáveis e cheirosas com estes cuidados especiais todos. Caso esteja passando por esta situação, corra para fazer um exame médico e saber se o seu suor excessivo pode ser, na verdade, uma doença chamada pelo nome de hiperidrose. Praticamente todas as pessoas que sofrem de hiperidrose passam por apuros e não imaginam que possuem o que existe esta doença.

A hiperidrose pode acometer tanto as mulheres quanto os homens, de todas as idades, sendo desencadeada geralmente por distúrbios hormonais, podendo causar constrangimentos na vida social e na vida profissional, afetando a auto-estima de quem sofre da doença sem saber que ela existe de fato. Muitas pessoas, apesar de usarem roupas leves e desodorantes de qualidade, percebem o excesso de suor e oleosidade na região das axilas, evitando usar peças cavadas, levantar os braços ou frequentar determinados lugares por pura vergonha. Estes problemas, em alguns casos, não exalam nada estranho, mas os casos mais graves exalam cheiros tidos como insuportáveis.

Sendo os sintomas mais graves da hiperidrose a transpiração excessiva com mau cheiro nas axilas, o que acomete cerca de 2,5% da população mundial, pode ser necessário passar por uma cirurgia para dar um basta nas glândulas produtoras. Mas, caso ainda não seja o caso de fazer esta cirurgia, pode-se controlar o sintoma citado através do controle da temperatura interna do organismo, embora a maioria das pessoas também não saibam disto. Além das axilas, a hiperidrose costuma atingir os pés e as mãos. Os casos bem raros de portadores da hiperidrose apresentam sintomas no rosto e no couro cabeludo.

Como controlar a temperatura interna do corpo? Enquanto o álcool, a cafeína, as drogas e os medicamentos pioram a situação, é possível controlar a temperatura interna do corpo através da aceleração do metabolismo, que pode ser obtida através de exercícios físicos, então não tenha medo das suas axilas e encare a academia. Os sintomas da hiperidrose tendem a se exaltar quando está muito calor, então manter um ambiente gelado, tomar banho ou consumir bastante água ajuda a normalizar estes sintomas. Originalmente, a hiperidrose causa a transpiração excessiva, mas são as bactérias locais de cada organismo que determinam o mau cheiro.

Quando há transpiração excessiva em conjunto com o mau cheiro existe o indício de uma doença em estágio mais grave, também chamadas de bromidrose, pois estas bactérias locais se apropriam das glândulas écrinas e das glândulas apócrinas, que são responsáveis pela produção natural de suor, resultando no odor desagradável que incomoda quem a sente. Para quem não sabe, as glândulas écrinas são responsáveis pelo suor inodoro desde o nascimento de cada um. Já as glândulas apócrinas são adquiridas na puberdade apenas nas axilas, produzindo oleosidade com ou sem cheiro. Em suma, o odor desagradável não é algo normal no corpo humano.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A cirurgia de hiperidrose é realizada através de uma incisão nas axilas para desativar as glândulas écrinas e as glândulas apócrinas sem ocasionar outros problemas para a saúde de quem sofre desta doença. Uma curiosidade sobre a composição química do suor é que o mesmo é formado por 99% de água, mas também conta com cloreto de sódio e sais minerais, que são adquiridos através da alimentação e do consumo de água. Contudo, o grande vilão das axilas é a secreção de ureia, uma substância tóxica produzida pelo fígado que possui um cheiro desagradável. Nem todas as pessoas secretam a ureia.

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…