Categories: Saúde

Livres de veneno

O Brasil ainda é o campeão mundial no uso de agrotóxicos na agricultura. Mais de 1 bilhão de litros de pesticidas e herbicidas são utilizados nas plantações do País por ano, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola. Isso sem contar as quase 200 mil toneladas de fertilizantes artificiais que regam os solos nacionais.

O uso ainda é intenso, mas uma parcela da população rema contra essa corrente. São os agricultores orgânicos, que não utilizam agrotóxicos em suas plantações e nem adubo artificial.

Hoje, o Brasil tem um total de 1,767 milhão de hectares cultivados com orgânicos. No ano passado, o setor faturou R$ 500 milhões, um crescimento de 40% em relação a 2009. Para este ano a estimativa é de R$ 700 milhões. Os números são da Organics Brasil, empresa que une iniciativa privada e entidades governamentais e do terceiro setor. Eles fazem parte de um levantamento baseado em dados de 2006 do IBGE.

É cada vez mais fácil encontrar orgânicos, tanto nas feiras específicas ou não, quanto nas gôndolas de supermercados. Diversas associações, como a Organics Brasil e Associação dos Agricultores Orgânicos (AAO), emitem certificados de produção livre de veneno, ajudam na adoção da agroecologia, dão consultoria e colocam em contato produtos e revendedores.

Os orgânicos crescem tanto pela procura quanto pela necessidade do agricultor de trabalhar com uma cultura mais limpa. Mas ainda faltam políticas públicas de incentivo para que o produto se torne popular.

O orgânico pode ser mais caro devido ao processo de produção, aos certificados que exigem, à mão de obra e aos adubos (também orgânicos) que consome. Mesmo assim, a busca por produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos e com mais nutrientes tem aumentado. O sabor é diferente, os agrotóxicos não acumulam no corpo.

A questão do preço é variável. As frutas e legumes da estação não chegam a ser muito caros do que os comuns. Se o consumidor buscar direto com o produtor, na feira, o preço pode ser igual ao convencional. A vantagem é que o orgânico é mais nutritivo, seu consumo reduz a ingestão de substâncias químicas nocivas, além de diminuir o impacto ambiental e a qualidade de vida do agricultor.

Quanto ao risco de contaminação, como o visto com brotos de feijão na Alemanha em junho passado, quando mais de 30 pessoas morreram. Não há evidências científicas de que os orgânicos têm menos risco de contaminação. O que existe é interesse das grandes corporações de agrotóxicos e fertilizantes em denegrir esse sistema de produção. Os orgânicos, apesar de livres de agrotóxicos, também devem ser bem lavados antes do consumo.

Portanto meninas, vamos procurar comprar sempre frutas, legumes e verduras orgânicos, pois como falei, a diferença de preço não é muito grande e vale à pena. Atualmente temos milhares de opções, como supermercados, feiras, mercearias, etc.

Fonte: www.folhauniversal.com.br

Livres de veneno
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

3 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás