Categories: Saúde

Maternidade aos 40 – Parte I

Muitas mulheres estão adiando a maternidade, o que faz com que muitas delas tentem engravidar entre os 30 e os 40 anos. Seja por estar à espera de uma relação estável, seja por buscar a estabilidade financeira e profissional, ou até mesmo por ter dúvidas sobre a maternidade ou por incerteza do desejo de ser mãe, a verdade é que existe um fator biológico que atrapalha e muito as chances de conseguir engravidar após os 40 anos.

Assim, após essa idade, a chance da mulher engravidar naturalmente é de apenas 5%, já que há uma queda da fertilidade feminina ao longo dos anos, devido às alterações hormonais, o aparecimento de complicações médicas ginecológicas e alterações na produção de óvulos. Além disso, mesmo com os avançados tratamentos para infertilidade, ainda pode acontecer da mulher sofrer abortos espontâneos, por conta de problemas no endométrio, que é onde o bebê se fixa para se desenvolver.

Há um outro risco: com o avanço da idade, os óvulos também envelhecem, o que leva a um aumento nas chances de ocorrerem alterações genéticas, por isso, a Síndrome de Down, por exemplo, é muito mais comum em bebês de mães mais velhas. A tendência é que, quanto maior a idade da mãe, maiores riscos de alterações genéticas e de que a mãe apresente outros problemas, como diabetes gestacional e hipertensão.

Apesar de todos estes riscos, é possível sim, ser mãe após os 40 anos. Existem vários métodos e tratamentos que favorecem a gravidez, bem como o acompanhamento médico. Assim, o aconselhamento médico é muito importante para as mulheres que desejam engravidar, para que sejam realizados exames para identificar possíveis complicações, exames de fertilidade, bem como exames pré-natais de diagnóstico de alterações genéticas, como a amniocentese.

Para não ter surpresas, é preciso que a gravidez seja bem planejada, cuidando bem da alimentação e fazendo todos os exames ginecológicos anualmente, antes de tentar engravidar, e consultar médicos especialistas em fertilidade, para que ele avalie as condições fisiológicas e faça as recomendações necessárias.

Beijos!

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Amanda Carvalho (amandacarvalho@patricinhaesperta.com.br)

Compartilhar
Tags: 40 anosmaternidadesaúde
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…