Menu
in

Nozes ajudam a evitar doenças como o diabetes tipo 2

Muita gente gosta de comer nozes. Apesar de ser um pouco mais caro que outros lanches, esse ingrediente é saboroso e pode ser usado como fonte de fibras e nutrientes. A boa notícia que envolve as nozes atualmente é que elas combatem o diabetes tipo 2, principalmente entre as mulheres. A afirmação veio de uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O estudo ganhou força depois que foi publicado em um jornal famoso americano e, desde então, vem causando burburinhos positivos entre a mulherada. Aqui no Brasil, não poderia ser diferente!

Além de nutritiva e saborosa, as nozes agora fazem bem à saúde e previnem doenças sérias como o diabetes tipo 2. Na pesquisa, mais de 140 mil mulheres foram analisadas, e, para chegar ao resultado tão positivo, o estudo levou quase dez anos. Por isso, os pesquisadores afirmaram com tanta certeza que com 28 gramas, consumidas durante três por semana, já são suficientes para proteger o corpo da mulher contra a doença. Das mulheres analisadas, mais da metade reduziram 24% os riscos de desenvolver o diabetes tipo 2. Que maravilha, né?

Quando se trata de saúde, as oleaginosas, como nozes, castanhas, pistache e amêndoas são fortes aliadas. Isso porque elas contêm na composição uma gordura boa, que combate a gordura ruim acumulada no corpo. O melhor: as nozes têm na composição um número maior destes ácidos graxos-insaturados, que conseguem equilibrar o açúcar no sangue e, assim, manter o organismo longe da diabetes tipo 2. Além deste benefício, as nozes e outras oleaginosas, contêm grande quantidade de ômega-3, que são ótimos para o organismo.

Esse ômega 3 atua como um anti-inflamatório, que consegue desintoxicar e ajudar na limpeza do organismo, expulsando as toxinas acumuladas. Ele é tão poderoso que consegue evitar que a gordura do alimento ingerido se acumule no tecido. Por isso, também, o consumo de nozes, castanhas, pistache e amêndoas colabora com a perda de peso, previne doenças relacionadas ao coração, como pressão alta, infarto e derrames.

As nozes, principalmente, ajudam a amenizar os níveis de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom. Assim, melhora também a quantidade de triglicerídeos do sangue. Para os benefícios serem completos, você deve manter um cardápio equilibrado, com muitas frutas, fibras, verduras, proteínas magras e poucas calorias, vindas dos doces e frituras. Tudo isso ajuda muito a combater a doença diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. Lembre-se que você precisa gastar esta quantidade de calorias que você consome.

Por isso, fazer atividade física pelo menos três vezes por semana, sempre ajuda a manter a saúde em dia e evita doenças ligadas ao coração e outros órgãos. Dar um chega para lá no sedentarismo também é importante nesta luta de prevenção de doenças. Se você está parada há muito tempo, o mais indicado é começar uma leve caminhada, de 30 minutos por dia, na rua ou na esteira. Isso já ajuda muito! Depois, com o tempo e com a ajuda de um educador físico, você aumenta a resistência e vai aumentando o tempo da atividade física.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente