Categories: Saúde

O que é a alteração hormonal? Saiba tudinho sobre o assunto!

Uma vez ou outra a mulherada conversa ou escuta falar sobre alteração hormonal. Mas é difícil saber o que essas duas palavrinhas realmente querem dizer e o que elas representam na saúde feminina. Tem idade certa? Pode surgir a partir de algum fato? Como tratar? Enfim, perguntas e dúvidas comuns entre as mulheres e que são difíceis de entender. A médica ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana Rosane Rodrigues, de São Paulo, explica tudinho. Antes de mais nada, é preciso saber que os hormônios servem como ligações entre as células e o organismo da mulher. Por isso, eles precisam estar em dia para fazer essa conexão funcionar.

Quando esse caminho não ocorre de forma correta, de acordo com a médica, acontecem as alterações hormonais. Não existe um motivo apenas para isso acontecer, mas vários, como a gravidez, mudança ou rompimento do uso dos anticoncepcionais ou quando começa a menopausa. Essa alteração pode causar acnes, manchas na pele, excesso de oleosidade do corpo e no cabelo ou deixar e pele muito seca. Isso tudo vai depender da fase que você e o seu corpo estão passando e quanto de hormônio está sendo produzindo a mais ou a menos. E qual a dificuldade que o seu corpo está tendo para fazer a renovação celular, que também depende da ajuda dos hormônios.

Outra alteração que pode acontecer é na tireoide. Problemas na glândula podem causar a alteração hormonal. “Esse tipo de alteração pode deixar a pele totalmente seca e aumentar a queda de cabelo. É o mais comum entre as mulheres e não tem idade para começar. O ideal é detectar essa alteração hormonal logo no começo, com a ajuda de um endocrinologista, para fazer a reposição dos hormônios que estão faltando. Entre outras funções, os hormônios promovem alterações necessárias ao metabolismo feminino e ao ciclo reprodutivo.”, afirma a média.

A alteração hormonal prejudica diretamente a saúde da mulher: pode causar o excesso ou diminuição de fluxo menstrual, infertilidade, ganho ou perda de peso de forma muito rápida, queda de cabelo, oleosidade em excesso na raiz do cabelo, alterações no humor, depressão, ansiedade, vontade de chorar por qualquer motivo, surgimento de espinhas ou ressecamento na pele, diarreia ou constipação. Tudo isso são sintomas de que alguma coisa não vai bem no seu corpo e é preciso procurar ajuda médica.

A especialista ainda afirma que em alguns casos pode ocorrer o aumento ou a diminuição do libido e alterações na temperatura do corpo de forma rápida. É como se você sentisse um calorão, quando a alteração hormonal pode estar relacionada com a menopausa ou uma sensação de frio constante, quando a alteração é decorrência do hipotireoidismo. Cada sintoma pode apresentar, de acordo com a médica, uma alteração hormonal diferente.

A boa notícia é que, para cada uma das alterações hormonais, existe um tratamento específico que pode promover a sua saúde em poucos meses. Mas, para que essa melhora seja mais rápida possível, Rosane alerta que toda mulher deve cuidar e ficar atenta aos sinais que seu corpo dá. Ou seja, se você notou algo diferente de um tempo para cá, procure um médico, que pode ser um ginecologista ou um endocrinologista. Será preciso fazer alguns exames de sangue para descobrir o que está acontecendo e partir para o tratamento mais indicado para o seu caso.

O que é a alteração hormonal? Saiba tudinho sobre o assunto!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

5 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

4 semanas atrás