Categories: Saúde

O Que é a Homeopatia?

Você já ouviu falar da homeopatia? Ela sempre despertou descrença, mas o que é e como funciona, afinal?

O Que é a Homeopatia?

Trata-se de um sistema alternativo que enxerga a totalidade do ser humano e não as doenças de forma isolada. A sua atuação se dá através de estímulos energéticos que são desencadeados pelos chamados medicamentos homeopáticos, que falaremos abaixo, com a intenção de reequilibrar a energia vital das pessoas.

Quais São os Seus Princípios Básicos?

Seus princípios básicos são quatro: medicamento único, experimentação na pessoa sadia, lei dos semelhantes e doses infinitesimais.

O chamado princípio do medicamento único, que tem gerado muitas controversas, sustenta que a intervenção é única e o paciente deverá ingerir o medicamento que tenha a maior quantidade de estímulos para os sintomas apresentados pela pessoa.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

A realização de testes de medicamentos homeopáticos é sempre feita em pessoas saudáveis e jamais em animais, e nisso consiste o princípio da experimentação da pessoa sadia. Assim, pode-se avaliar corretamente os efeitos, tanto objetivos quanto subjetivos dos chamados experimentadores, de modo a encontrar a dose certa do “veneno que cura”.

A lei dos semelhantes diz que uma determinada doença  pode ser curada pela mesma substância que reproduziu ou seja capaz de reproduzir os sintomas da doenças. Simplificando: se um determinado “veneno” causa enjoos em uma pessoa, esse mesmo veneno, na versão homeopática, trata pessoas com problemas de enjoos. Para ser mais específico, conforme exemplo publicado na revista Superinteressante, o veneno de abelha seria capaz de tratar pessoas alérgicas se manipulado de forma homeopática.

Já as doses infinitesimais nada mais são que a diluição de um “medicamento” e sua agitação para despertar suas possíveis propriedades latentes. Aqui há muito debate, pois, segundo estudiosos, desafia qualquer lei conhecida da física, pois a diluição excessiva não permite a existência de nenhuma molécula do ativo inicial. A física quântica, no entanto, possui meios, supostamente, de explicar a eficácia desses medicamentos.

Críticas

Quem “criou” a homeopatia foi Samuel Hahnemann, que viveu entre os anos de 1755 e 1853, inspirado na lei da semelhança, que falei acima, e tem por base a diluição dos medicamentos em água até que não sobre, no líquido, traços dele.

Justamente por isso, pela diluição, é que a homeopatia sofre as maiores críticas. Há quem defenda a tal da “memória da água”, que preservaria o potencial terapêutico do medicamento, mas outros estudiosos entendem que tudo não passa de efeito placebo.

Se funciona e para que serve, é assunto para o próximo post, por hora basta ressaltar que os estudos que analisam a sua eficácia ainda não são conclusivo, vez que são paradoxais, sendo que uns dão o aval, outros a desacreditam.

Posição da Organização Mundial de Saúde

🔥DICAS CABELOS 🔝 🔝 🔥
    1. 🔝Botox capilar
    2. 🔝Cabelo Crescer Rápido
    3. 🔝Simulador de cabelo
    4. 🔝Queratina no cabelo
    5. 🔝Realinhamento capilar
    6. 🔝Fazer luzes para o platinado
    7. 🔝Matizador caseiro

De todo modo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sustenta que ela, em testes clínicos, mostrou-se superior a pílulas de farinha (placebo).

E Aqui no Brasil, Como Funciona?

A homeopatia é reconhecida aqui no Brasil como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina, sendo, inclusive, disciplina optativa nos cursos de medicina.

Segue no próximo post!

Beijos

Ju Lopes

Compartilhar
Tags: homeopatiamedicina complementar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…