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O que olhar no rótulo dos alimentos?

Toda vez que você fica na frente das prateleiras do supermercado analisando os rótulos dos produtos, antes de comprar, muitas dúvidas devem surgir. O que mesmo todas aquelas letrinhas da tabela nutricional querem dizer? Será que as doses são prejudiciais à saúde? Será que o produto faz mal ao corpo e prejudica na dieta? Estas são algumas das perguntas que passam pela cabeça de muitas mulheres que vão às compras todas as semanas.

Uma das nomenclaturas que mais chamam a atenção é a gordura saturada, que é totalmente prejudical ao organismo e não colabora em nada na perda de peso. Esta gordura está presente principalmente nas carnes com gordura e também em óleos. Então, cuide bem na quantidade deste tipo de gordura ou elimine de vez ela do seu cardápio.

Assim como a gordura trans, que está presente em todos os rótulos de alimentos com as quantidades indicadas. Ela é retirada da gordura vegetal, mas passa por um processo chamado de hidrogenação, que é justamente para dar um gostinho no salgadinho, nos enlatados e em todos os alimentos industrializados, como sorvete, bolos em caixinhas e enlatados. O máximo que você pode consumir são dois gramas ao dia, e mais do que isso, você vai engordar!

E a combinação da alta dose de gordura no organismo aumenta o colesterol ruim e prejudica totalmente a sua saúde, o funcionamento dos seus órgãos, principalmente o coração. Além disso, a gordura em excesso deixa o metabolismo mais lento, queimando menos calorias, impedindo, também, a perda de peso. Para isso não acontecer, evite principalmente alimentos como bacon, salgadinhos industrializados, enlatados e embutidos, como salsichas. A recomendação dos especialistas em saúde é não ingerir mais do que 150g deste tipo de alimento por dia.

Já as proteínas são importantes para a renovação celular do corpo e também são fontes de aminoácidos que ajudam no funcionamento do organismo. O bom aqui, é que pelo menos 20% da alimentação deve ser composta por proteínas, como carnes magras, vermelhas ou brancas, leite desnatado, feijão, soja e lentinha. Isso significa que elas podem estar em três refeições do dia. Elas complementam o organismo com vitaminas e são importantes justamente por combaterem o excesso de gordura.

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Assim como as proteínas, as fibras estão na lista dos mais importantes do alimentos. Quando você encontrar uma dose elevada de fibras no rótulo do alimento, significa que ele vai ajudar seu intestino a funcionar melhor, vai desinchar a região abdominal e ajudar na dieta. Para isso dar certo, é preciso consumir pelo menos dois litros de água por dia.

Mas o que mais chama a atenção na hora de comprar um alimento é a quantidade de calorias que aquele produto pode ter. E aqui entram dose baixas, mas importantes para dar energia ao corpo. Lembre-se que as proteínas e também os carboidratos têm calorias que devem ser moderadas. Por isso, nada de consumir alimentos muito calóricos, como creme de leite, chocolates, bolachas recheadas, refrigerantes e massas instantâneas. Todos eles possuem alto valor teórico, além de ajudarem na retenção de líquido, no aumento da celulite e, claro, evitando o emagrecimento.

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Tags: Alimentosdicas de saúdesaúde
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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