Categories: Saúde

O que são cravos, espinhas e poros?

4.67 Votos de 5

Existem três problemas de pele no rosto que enlouquecem as mulheres: os cravos, as espinhas e os poros. Mas, o que são estes problemas mesmo? Na região da epiderme, em uma camada superficial interna da pele, as glândulas sebáceas produzem substâncias oleosas, vulgarmente chamadas de sebos, para proteger o organismo, a superfície externa da pele e os pelos. A oleosidade emitida por estas glândulas chegam ao rosto através dos poros, que são pequenos buraquinhos que existem por causa de fatores genéticos ou alheios à vontade de cada pessoa. Quando estes poros entopem com tanta emissão oleosidade, a pele fica brilhosa.

Quando as mulheres não fazem o ritual de higienização diária da pele, as glândulas sebáceas continuam emitindo oleosidade, que deixa o rosto brilhando e se acumula nos poros. Quando a oleosidade não consegue sair da epiderme rumo à superfície da pele, a substância faz uma certa força e tenta empurrar impurezas, de cosméticos ou de fatores externos do meio ambiente, que encontrar pela frente, para poder ser emitida. Quem não limpa o rosto frequentemente vai se deparar com com pequenos pontos pretos no lugar dos poros. São os comedões, ou simplesmente cravos, que se formam através de sebo e queratina.

Como os comedões, ou simplesmente cravos, formados nos poros, disputam o mesmo espaço que as glândulas sebáceas e os pelos na epiderme, podem ocorrer inflamações indesejadas. A mistura de sebo e de queratina provoca a inflamação do folículo piloso que protege cada pelo, formando assim a acne em um determinado ponto do rosto, que fica avermelhado, inchado ou dolorido conforme o nível da inflamação. Se a dona desta acne cuida do problema em questão com algum produto específico, como, por exemplo, ácido salicílico, ou realiza alguma limpeza de pele profissional, em pouco tempo a acne desinflama e logo logo desaparece.

Contudo, a reação mais comum das mulheres não é tratar a acne em seu estágio inicial, pois as mesmas costumam usar os mais variados cosméticos disponíveis para disfarçar o estado do rosto, então as bactérias se transferem das mãos para a pele facial ou ainda dos pincéis de maquiagem sujos para a pele facial. Rejeitando a presença de bactérias nos poros, que já estão bastante disputados, chega o momento em que o organismo transforma a mera acne em uma temida espinha interna ou espinha de pus. A partir do momento que uma espinha é simplesmente espremida, a pele fica machucada.

Ao ser espremida, removendo o pus que incomoda, uma espinha se transforma em um machucado, que pode até mesmo sangrar e inflamar ainda mais. Em alguns casos, o organismo produz colágeno na região do rosto e a pele facial se restabelece. Em outros casos, a espinha espremida se torna uma cicatriz, que se for muito cutucada acaba manchando o rosto de forma reversível ou irreversível. Para tratar estas espinhas, existem produtos secativos disponíveis no mercado da beleza, formulados com ácido salicílico. As mulheres com casos mais graves podem optar por pomadas, remédios tópicos, peelings com ácidos ou limpezas de pele.

E aí, memorizou? Vamos resumir para ajudar? Os poros são imperfeições ocasionadas por fatores genéticos. São por eles que as glândulas sebáceas liberam oleosidade e queratina para a superfície do rosto. Quando os poros entopem, formam-se os cravos, sendo que os pontos brancos indicam apenas entupimento, enquanto os pontos pretos indicam algum tipo de inflamação do folículo piloso que protege os pelos. A inflamação pode evoluir para o quadro de acne, deixando a pele avermelhada ou marcada. A acne pode virar uma espinha quando há a formação de pus. Se espremida, a espinha pode inflamar ainda mais ou virar uma cicatriz de machucado.

O que são cravos, espinhas e poros?
4.7 (93.33%) 3 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás