Categories: Saúde

O que são rosáceas na pele?

Muitas pessoas se questionam o que são as rosáceas da pele e por quais motivos estas rosáceas surgem ao longo do tempo. Trata-se de uma doença crônica não contagiosa que consiste em um avermelhamento indesejado do rosto, mas a sua origem é completamente desconhecida pela medicina, apesar de que a causa do seu surgimento se deve a fatores, como, por exemplo, o calor, o frio, os exercícios físicos, o estresse e o álcool. O principal alvo das rosáceas são mulheres que possuem entre 30 e 50 anos, sendo que o avermelhamento costuma ocorrer nas bochechas, ao redor dos olhos e no nariz.

Apesar de parecerem uma espécie de alergia aos fatores externos e ao consumo de produtos, existem quatro tipos de rosáceas: o eritemato telangectasia, a pápula pustular, a pápula ocular e a pápula fimatosa. Quem sofre de rosácea do tipo eritemato telangectasia, por exemplo, apresenta a pele facial extremamente avermelhada e marcada, sentindo uma espécie de pinicação ou queimação em momentos de maior sensibilidade. Quem sofre de rosácea do tipo pápula pustular, apresenta a pele facial avermelhada com um pouco mais de relevo, como se estivesse cheia de espinhas. Apesar da rosácea ser comum em mulheres, este tipo acomete os homens.

Quem sofre de rosácea do tipo pápula ocular, por sua vez, o mais grave da doença crônica em questão, apresenta a região em torno dos olhos avermelhada, evoluindo para a descamação próxima aos cílios e posteriormente para uma inflamação. É necessário consultar um médico ou oftamologista caso algum destes sintomas sejam sentidos, pois o quadro pode ocasionar perda parcial da visão. Também este o tipo de rosácea pápula fimatosa, que deixa a região avermelhada da pele facial mais espessa. Apesar da rosácea ser comum em mulheres, este tipo acomete os homens, atacando as glândulas sebáceas do nariz, que pode crescer.

Seja qual for a categoria, estas rosáceas são tratadas de forma tópica, ou seja, com a aplicação de uma pomada cujos componentes são metronidazol, ácido azelaico, ácido retinóico e peróxido de benzoíla. O tratamento das rosáceas devem ser obedecidos com rigor através da aplicação desta pomada duas vezes ao dia, caso o contrário não surte o efeito desejado. Também há componentes que apenas reduzem a vermelhidão ao invés de tratar o problema, que são a brimonidina e a oximetozolina. Outro componente que trabalha apenas na redução da inflamação, por sua vez, é a calcineurina. O importante é buscar uma solução.

A escolha não é feita por quem sofre das rosáceas, mas sim pelo que os exames indicam aos médicos profissionais. Há alternativas, como, por exemplo, remédios antibióticos, tal como a tetraciclina, a ciclosporina e a miniciclina, além dos tratamentos estéticos a laser ou a luz pulsada. Estes tratamentos estéticos são recomendados apenas para quem possui vasos saltados por cima do avermelhamento, pois tanto o laser quanto a luz pulsada obstruem a superfície de pele e clareiam a região tratada. Já quando a região a ser tratada está ao redor dos olhos, deve-se utilizar colírios imunossupressores com antibióticos para evitar cirurgias.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Ao contrário das pomadas, que são usadas duas vezes ao dia, os remédios antibióticos são ingeridos pela via oral e deve-se seguir as pausas de tempo recomendadas pelo médico profissional para a redução das rosáceas. Conforme a evolução do quatro, a dose vai abaixando até acabar de vez. Todo este processo gira em torno de três a quatro meses. É muito importante tratar as rosáceas, pois a simples pele avermelhada pode inflamar, causar pus e dilatar os vasos sanguíneos. Os problemas são piorados por conta de  fatores externos, consumo de produtos e oscilações de comportamento, como ansiedade e o estresse.

Compartilhar
Tags: Cuidado facial
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…

  • Bepantol

Bepantol: Como Usar, Resenhas, Vídeos

Bepantol: Como Usar ✅ Recomendado para prevenir as assaduras da pele dos bebês, o bepantol é um creme tópico que…