Categories: Saúde

Problemas na tireoide.

Localizada na base do pescoço, é pequena, tem a forma de uma borboleta e pesa menos que 30 gramas, estou falando da tireóide. Ela é considerada uma das principais glândulas do nosso corpo pois produz os hormônios (T3 e T4) que são responsáveis pelo perfeito funcionamento dos órgãos e equilíbrio do metabolismo.

Vários são os problemas associados ao seu mal funcionamento, e estes em geral são mais comuns em mulheres (podendo ocorrer em homens também), dentre eles queda de cabelos, aumento ou diminuição considerável de peso, intestino desregulado e até mesmo depressão. As causas vão desde o estresse a falta iodo.

São várias também as doenças que decorrem desse mal funcionamento, dentre elas:

Hipertireoidismo

Aumento da quantidade de hormônios tireoidianos, ocorre mais comumente em mulheres de 20 a 40 anos, e é geralmente provocado pela chamada “doença de graves” (o corpo ataca a si próprio criando auto-anticorpos) que faz com que a glândula cresça, mas, existem outras possíveis causas como, o uso excessivo de remédios com grande concentração de iodo, ou o excesso de funcionamento da tireóide.

Os principais sintomas são, perda brusca de peso, tremores, insônia, agitação, transpiração excessiva, irritabilidade, palpitações, muita fome, etc.

O tratamento depende da idade, das causas e da intensidade da doença, é feito por meio de remédios que diminuem os níveis de hormônio e em alguns casos por meio de cirurgia para retirada de parte da glândula.

Hipotireoidismo

Ao contrário do Hipertireoidismo, é a diminuição da quantidade de hormônios tireoidianos, ocorre principalmente em mulheres acima de 40 anos, podendo ocorrer também em recém-nascidos. Surge devido a inflamação da glândula (tireóide de Hashimoto), falta de iodo, depois de uma cirurgia de retirada da tireóide e por defeitos genéticos das enzimas que sintetizam os hormônios, ou seja, a doença tem origem hereditária também.

Os principais sintomas em recém-nascidos são hérnia umbilical, rouquidão (no choro), apatia, pela seca, sonolência, constipação e dificuldade de desenvolvimento; em adultos, cansaço, aumento de peso, depressão, menor tolerância ao frio, menstruação irregular, queda de cabelos, lentidão, etc.

O tratamento muitas vezes é longo, podendo ser pelo resto da vida, e exige a medição dos níveis de hormônio ao longo do ano.

Nódulo tireoidiano

São lesões (caroços) arredondadas que se desenvolvem na tireóide, provocados por tumores (benignos ou malignos), cistos e tireoidites (inflamações).

Ocorre principalmente em mulheres acima dos 40 anos e sua origem é normalmente genética

Em geral são assintomáticos, sendo que, quando crescem muito, surgem sintomas como rouquidão, dificuldade para engolir e para respirar, veias do pescoço dilatadas e, raros casos, dor no local; a pessoa pode apresentar também sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Quanto ao tratamento, na maioria dos casos, é indicada a cirurgia para retirada de toda a glândula, sendo indicados, também, medicamentos para reposição de iodo e reposição hormonal.

Pode-se fazer um autoexame (apalpando-se a região onde a glândula está localizada no pescoço) que irá detectar apenas alterações que estejam muito avançadas.

E lembre-se sempre, seja qual for o sintoma, É IMPRESCINDÍVEL PROCURAR UM MÉDICO, nunca tome remédios por conta própria. Só o médico, por meio de exames, poderá diagnosticar com certeza qual o seu problema.

Lili Nascimento

E-mail: lilinems1@hotmail.com

Problemas na tireoide.
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

3 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

2 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

2 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

2 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

2 semanas atrás