Categories: Saúde

Propriedades e Benefícios da Cúrcuma

Alguns temperos, como a pimenta do reino, a asafetida, a mostarda e a cúrcuma, marcam presença constante nos meus pratos ( adorooo cozinhar, mas odeio limpar! hahaha) e eu não consigo viver sem. Por isso fui pesquisar pra ver qual tipo de benefício eles proporcionam, porque aí a coisa fica fácil né? É só comer e dizer que está tratando da saúde…hahahaha

Como se vê, minha alma de gordo grita! Mas esse não é o assunto do post, porque hoje eu quero falar da cúrcuma, aquele pozinho amarelo, também conhecido como açafrão da terra, e que é a base do molho curry.

A cúrcuma é fonte de curcumina, que inibe o desenvolvimento de bactérias, ajuda no tratamento da artrite, da demência e, pasmem, do câncer. Sim, é isso mesmo, estudos comprovam que a curcumina é anti-cancerígena!

De acordo com um estudo publicado na revista “British Journal of Cancer”,  a curcumina  é eficaz na destruição das células do câncer da garganta. O que me surpreendeu foi a rapidez  com a qual a curcumina age, pois após 24 horas da ingestão as células do câncer já começam a ser destruídas. Ou seja, a coisa é promissora, né?

Mas não é só contra o câncer que a cúrcuma age, pois ela possui propriedades adstringentes, analgésicas, antibacterianas, anticoagulantes, antifúngicas, antiinflamatórias, antioxidantes, estimulantes e antissépticas.

Na Ayurveda e na medicina tradicional chinesa, a cúrcuma é usada para tratar problemas hepáticos, digestivos e menstruais, além da artrite. De acordo com a sabedoria popular, a cúrcuma trata desde úlceras estomacais até cálculos biliares, passando por azias, eczemas e feridas.

Ela é muito eficiente como antiinflamatória e seu uso é comum em pacientes com artrite.

Outro fator importante, é que a cúrcuma previne a formação de coágulos, pois atua na prevenção da agregação de plaquetas sanguíneas pelos vasos sanguíneos.

No mais, protege o fígado, desintoxica o organismo e protege dos efeitos da poluição.

Ela não apresenta efeitos colaterais se usada dentro dos limites, pois a posologia indicada é de 300 mg ao dia, e mais que isso pode ser tóxico.

Eu adorei saber que um “tempero”, uma coisa tão barata proporciona tantos benefícios!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Propriedades e Benefícios da Cúrcuma
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Como o Bio-Oil funciona?

Bio-Oil: um produto inovador que fará um bem enorme à sua pele Você já ouviu falar em Bio-oil? De tempos…

4 horas atrás

Wellastrate: Quem pode usar?

O Wellastrate é um produto da Wella que está no mercado há alguns anos, mas cada vez mais pessoas estão…

4 horas atrás

Como disfarçar os poros com base – Tudo em vídeo

Como disfarçar os poros de forma eficaz e com resultado Você pensa que para deixar o seu rosto sempre lindo…

10 horas atrás

Como Fazer Reconstrução Capilar Caseira

Reconstrução capilar caseira. As melhores receitas de reconstrução capilar do momento.

11 horas atrás

Melhores Reconstrutores Capilares

Melhores Reconstrutores Capilares Para a recuperação dos fios que estão muito danificados a solução são reconstrutores capilares para o processo…

12 horas atrás

Cronograma Capilar Reconstrução – Produtos e Substâncias

Cronograma capilar reconstrução Produtos e Substâncias Reconstrutoras para Seu Cronograma Capilar Finalizando nossa série sobre o Cronograma Capilar, darei sequência…

12 horas atrás