Categories: Saúde

Quais alimentos fortalecem a imunidade para o inverno?

Inverno chegando, vento gelado, qualquer frio e… Gripe! É cada vez mais comum, a partir de agora, encontrar pessoas resfriadas no ônibus, na faculdade, no trabalho e em casa. É normal surgirem alergias, gripes, resfriados, e muitos “afins” serem ouvidos por aí. Mas, e você, está bem? Quando a gente se refere ao “estar bem”, estamos perguntando sobre a sua saúde. A imunidade está firme e forte para receber este inverno sem ficar doente?

Se você não parou para pensar nessa questão, repense! Está na hora de fortalecer o corpo e deixar tudo pronto para enfrentar o frio que vem por aí. Bom, para entrar nessa preparação e deixar o organismo bem fortalecido, basta se alimentar direito. O cardápio é, sem dúvida, alguma o mais importante nesta luta contra gripes, alergias e resfriados. Quanto mais vitaminas, proteínas magras, minerais e nutrientes você consumir, mais forte seu organismo estará.

Para aumentar a imunidade, o corpo precisa destes alimentos saudáveis para que o sistema imunológico fique bem e não se abale com vírus, bactérias ou outros tipos de problemas. A recomendação dos nutricionistas e médicos é consumir pelo menos três vezes ao dia, frutas, verduras ou legumes. Eles são ricos em vitaminas, principalmente a C, que consegue inibir qualquer invasor que prejudique o corpo e a sua saúde. O consumo de laranja, cenoura, acerola, tomate, brócolis, beterraba e outras furtas e legumes deve estar, de alguma forma, em todas as refeições do dia.

Principalmente os legumes e frutas de cores laranja, vermelho e verde-escuro. Isso porque esses alimentos são mais concentrados em vitaminas, que acabam expulsando as toxinas no organismo, fortalecendo a imunidade. O ácido fólico ajuda a defender o organismo contra vírus e bactérias, porque aumenta a número de glóbulos brancos no organismo, responsáveis pelo fortalecimento do corpo. Esse ácido está presente no feijão, em todos os vegetais verdes escuros e também na carne de fígado.

Proteínas magras, sejam elas brancas ou vermelhas, sementes, lentilha, feijão e ervilha são indicados neste combate contra a gripe, resfriado ou alergias porque eles aumentam a resistência do sistema imunológico, assim como o licopeno. Esse nutriente é encontrado principalmente no tomate, que pode ser substituído pelo caqui, que é uma fruta da época. O licopeno também ameniza o risco de doenças relacionadas ao coração e atua como um antioxidante, limpando o organismo.

Nesta época do ano, você deve consumir mais gengibre. Pode ser raladinho em cima da comida, como tempero, ou também como um chá. Além de ajudar o corpo a queimar mais calorias e auxiliar na perda de peso, o gengibre é rico em vitamina C e consegue tratar e evitar inflamações pelo corpo, principalmente na garganta, que é mais comum quando o tempo está frio ou com muita umidade. Na mesma categoria está a pimenta. Ela também ajuda a queimar gordura e mais do que isso: como é rica em vitamina A, consegue proteger o corpo contra infecções. Pode ser usada como tempero durante o preparo dos alimentos do almoço e do jantar.

Quais alimentos fortalecem a imunidade para o inverno?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

6 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás