Quais os Benefícios do Shiatsu?

Técnica oriental milenar, o Shiatsu, que significa pressão (atsu) com os dedos (shi), é um método terapêutico de manipulação corporal que utiliza as mãos para “curar“. O terapeuta especializado utiliza os dedos, as mãos e os cotovelos para pressionar, alongar e massagear pontos específicos do corpo, conhecidos como tsubos (pontos de pressão). Acredita-se que a pressão em pontos específicos restabelece e mantém a saúde, além de proporcionar muitos outros benefícios.

Através da pressão exercida pelos dedos, o shiatsu trabalha nos canais de energia do corpo humano, também conhecidos como meridianos, para reequilibrar o fluxo da energia vital, desbloqueando-a, corrigindo possíveis deficiências ou excessos. Quando isso é feito e a energia vital é normalizada, o organismo volta a ter a capacidade natural de se defender dos invasores (as doenças) e a funcionar de forma plena e eficaz. Para conseguir esse feito, os movimentos manuais pressionam os cerca de 365 pontos de pressão (tsubos) espalhados pelo corpo.

Um terapeuta saberá identificar quando cada um desses pontos estiver com carência ou excesso de energia, pois quando há excesso de energia vital esses pontos ficam tensos e doloridos, e quando há falta eles ficam suaves e não apresentam dor.

Quais os Benefícios do Shiatsu?
Quais os Benefícios do Shiatsu?

A medicina oriental acredita que  a energia vital, chamada de Ki, percorre o corpo humano de cima par abaixo e de baixo para cima, numa linha simétrica dividida em doze meridianos principais, que são os dos pulmões, do pericárdio, do coração, do intestino delgado, do “triplo-aquecedor”, o intestino grosso e fino, do baço-pâncreas, do fígado, dos rins, da bexiga, da vesícula biliar e do estômago.

Ao reequilibrar a energia, o shiatsu funciona como um processo catalisador da cura que apresenta resultados contínuos. Os benefícios do shiatsu são muitos e, resumidamente, ele proporciona um maior relaxamento, aliviando a tensão, melhora o fluxo linfático, melhora a circulação sanguínea, melhora a vitalidade e o sistema imunológico, reduz dores e rigidez e aumenta a percepção do próprio corpo. O que a técnica visa é devolver o equilíbrio físico, mental e espiritual, sendo indicado para tratar enxaquecas, cefaleias, dores de cabeça, dores nas costas, dores na coluna, dores nos ombros, dores no pescoço, depressão, ansiedade, problemas emocionais diversos, tensão, estresse, insônia, distúrbios do sono, cansaço, fadiga, problemas menstruais, asma, bronquite, rinite alérgica, problemas intestinais, sinusite, tosse, artrite, constipação, tensão muscular, lesões esportivas, dentre outros.

Como se vê, o shiatsu atua não só no corpo físico, mas também no corpo emocional e mental, reabastecendo o equilíbrio e o correto funcionamento dos meridianos e estimulando a energia vital.

Vale ressaltar, contudo, que é uma técnica que serve como coadjuvante e precisa ser associada aos tratamentos convencionais. É sempre bom ressaltar isso porque muitas pessoas confundem as coisas e querem trocar o tratamento convencional pelo método “alternativo” e isso, lógico, não é indicado.

Apesar de ser “apenas” uma massagem, não deve ser feita por qualquer pessoa, por isso verifique direitinho as qualificações da pessoa que pretende te aplicar o shiatsu e busque referências, já que, por se tratar de algo que trabalha com a energia vital deve ser feito somente por quem tenha total domínio da técnica.

Beijos

Ju Lopes

 

Quais os Benefícios do Shiatsu?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

error: O conteúdo está protegido por direitos autoriais.