Categories: Saúde

Quais São os Benefícios da Caminhada?

Benefícios da Caminhada

Nenhum exercício é mais fácil, prático e barato que a caminhada. Você não precisa de nenhum preparo ou habilidade especial, ela pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar, por qualquer pessoa, de qualquer idade, basta ter um tênis e disposição.

Mesmo que você nunca tenha feito nenhuma atividade física, ou esteja parada há muito tempo, ou seja sedentária, 10 minutos de atividade física por dia já ajudam e promovem melhoras e benefícios para a saúde. Quer saber quais são os benefícios? Vamos lá!

Promove uma maior sensação de bem-estar

Caminhar, sobretudo ao ar livre, em parques ou jardins, por exemplo, atua positivamente sob a saúde mental, melhorando o humor, evitando a irritabilidade, relaxando e turbinando a autoestima.

Estudos realizados na Universidade de Essex, no Reino Unido, compararam os dados de 1200 pessoas de gênero, idade e status de saúde mental diferentes e descobriram que as pessoas que faziam caminhadas ao ar livre, além de outras atividades também ao ar livre, como ciclismos, canoagem ou equitação, apresentavam maiores benefícios em relação ao humor e, também, à autoestima, independente do tempo dispensado para cada uma dessas atividades.

Mantém a Depressão Bem Longe

Quando caminhamos, o organismo libera uma maior quantidade de endorfina, hormônio que, dentre outras coisas, é responsável pela sensação de relaxamento e alegria. E o corpo acaba viciando, tanto que, após um certo tempo, é preciso praticar cada vez mais atividade física para sentir os benefícios da endorfina, o que é um círculo vicioso dos bons, já que, quanto mais você caminha, mais produz esse hormônio e mais “animado” fica.

Garante a Saúde Cerebral

Que a caminhada faz bem para o corpo, ninguém duvida, né? Mas ela também faz bem para o cérebro, conforme estudos realizados pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que mostram que  o exercício físico tem efeito antienvelhecimento também no cérebro, ajudando a manter a memória ativa, assim como a capacidade de concentração. E esse não é o único estudo que aponta para esse sentido, pois um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh sustenta que pessoas que caminham até 10 km por semana possuem menos riscos de ter problemas de diminuição no volume cerebral, o que ajuda na prevenção da doença de Alzheimer e de alguns tipos de demência.

Minimiza a Sonolência

Quando caminhamos durante o dia nosso corpo acaba tendo “picos” de produção de algumas substâncias que são estimulantes, como, por exemplo, a adrenalina, que proporciona maior disposição, maior pique nas horas seguintes. Além disso, e apesar disso, caminhar também ajuda a dormir melhor durante a noite já que o corpo gasta mais energia, se cansa mais e necessita de mais repouso.

Ajuda no Combate à osteoporose

Caminhar gera impacto dos pés no chão e isso é muito bom para os ossos de maneira geral, já que a compressão gerada, bem como a movimentação, aumenta a quantidade de estímulos elétricos no organismo, ajudando na absorção de cálcio, o que torna os ossos mais resistentes e, portanto, menos propensos à osteoporose.

Beijos

Ju Lopes

Quais São os Benefícios da Caminhada?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

2 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás