Categories: Saúde

Qual exercício físico é mais indicado para a sua idade?

Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana é fundamental para a mulher que busca saúde, bem-estar e perda de peso. Muito mais que emagrecimento, a atividade física ajuda a fortalecer a musculatura e evitar doenças e problemas de saúde. Aliado a uma dieta equilibrada e cheia de nutrientes, fibras e vitaminas, não tem erro: é beleza na certa e corpo saudável em dia. Mas, quando você chega à academia, opções de atividades não faltam para praticar. E aí vem a pergunta: qual escolher? Essa resposta depende de vários fatores: é necessário ver qual o seu objetivo ao praticar exercício (se quer emagrecer, fortalecer, relaxar…), qual a frequência de idas à academia, qual o peso, altura, idade e por aí vai.

Mas, o mais interessante é saber que, para cada fase que você passa na vida, existe uma atividade física mais recomendada. Não que você não possa praticá-la em outra idade, mas são algumas dicas que ajudam na hora de exercitar o corpo. Isso porque a cada momento, o metabolismo funciona de uma forma diferente e com mais ou menos agilidade, e quando chegamos à fase mais madura da vida, ele acaba perdendo um pouco a força. Por isso que quanto mais velha a mulher, mais difícil é perder peso.

Neste caso, duas dicas: incluir na dieta alguns termogênicos, como gengibre, pimenta, canela, chá verde e branco, que aumentam a temperatura do corpo e fazem você queimar mais caloria, ativando o metabolismo. E a outra forma é praticar o exercício físico mais indicado para o momento em que você está passando. E é aqui que entra a escolha da atividade: se ela é de alto impacto, mais aeróbica, mais muscular, mais relaxante…

Por exemplo: uma menina que está saindo da adolescência e entrando na fase adulta, está com o corpo a mil e com o metabolismo super acelerado. São indicadas as corridas, aulas de bicicleta, caminhas em ritmo acelerado, dança, jump (com mini-cama elástica) e todas as atividades de grande impacto. Claro que é recomendável que essa menina-mulher passe por uma avaliação com um educador físico ou um médico. Os mesmos exercícios valem para as mulheres que estão passando pelos 25 anos e até chegando aos 30. Nesta fase da vida, 45 minutos de exercícios, três vezes por semana, já bastam para deixar o corpo em dia, queimar caloria e manter o ritmo do metabolismo.

Depois dos 30, a mulher começa a sentir a mudança de hormônios e aí os exercícios bem aeróbicos já não são os mais indicados. Aqui entra as atividades que fortalecem e estimulam a formação de colágeno, que também é importante para deixar a pele mais resistente e prolongar o surgimento das rugas. Até os 50 anos, as mulheres devem investir em musculação, sempre acompanhadas por um profissional, e também em natação ou hidroginástica, que ajudam a acelerar o metabolismo, a definir o corpo e a queimar calorias. Depois desta idade, caminhadas e alongamentos são os mais indicados. Vale a pena começar yoga ou pilates, que ajudam a fortalecer o corpo, sem fazer muita pressão e nem machucar. Aqui também vale atividades na água.

Compartilhar
Tags: exercício por idadeexercicios fisicosmelhor exercício
Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

Postagens recentes

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…

  • Maquiagem

Maquiagem Vencida Pode Ser Usada?

Maquiagem vencida Usar maquiagem é bom e toda mulher gosta. Um pó compacto aqui, um rímel ali e muita base…

  • Beleza

Óleo de coco: benefícios, como usar, cuidados

Óleo de coco serve para quê? Não foi propriamente uma descoberta, já que o óleo de coco é utilizado desde…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Maquiagem

Delineador Acabou e Agora? Veja em vídeo o que fazer!

O que fazer quando o delineador acabar? O delineador acabou?! Esta situação é muitas vezes decepcionante, principalmente quando são produtos…