Categories: Beleza

Qual o Melhor Tipo de Chocolate?

5 Votos de 5
Qual o Melhor Tipo de Chocolate?

Uma dúvida bastante comum é da diferença entre os diversos tipos de chocolate, já que, sim, uns são melhores que outros.

Qual o melhor tipo de chocolate?

Existem vários tipos de chocolate e cada um possui características específicas, apesar de todos serem feitos a partir da mesma “base”, que é o cacau. Quando da fabricação do chocolate, utilizam-se dois ingredientes principais, quais sejam, a manteiga de cacau e a massa de cacau, e são nesses ingredientes que devemos prestar atenção antes da escolha.

A massa de cacau é muito rica em gordura saturada, a gordura que não faz bem. Já a massa de cacau é rica em ativos antioxidantes, em polifenóis e flavonoides, o que torna o chocolate mais saudável, e quanto maior a quantidade de massa de cacau, mais saudável será o chocolate.

Chocolate branco

O chocolate branco é dos menos saudáveis, já que contém uma quantidade grande de manteiga de cacau, rica em gorduras ruins, e pouca ou quase nada de massa de cacau. No mais, é um chocolate rico em açúcar, o que também é uma péssima notícia.

Chocolate ao leite

O chocolate ao leite é mais saudável que o chocolate branco, já que contém uma quantidade um pouco maior de massa de cacau, sendo que isso varia entre 15% e 30%, levando, ainda, açúcar, manteiga de cacau e outros ingredientes.

Chocolate meio amargo e chocolate amargo

O melhor tipo de chocolate é o amargo, que leva ao menos 40%  de massa de cacau, enquanto que o chocolate meio amargo leva 70% desse ingrediente.

A quantidade de manteiga de cacau nos dois tipos é bem mais baixa, assim como a quantidade de açúcar, o que significa que eles contam com muito mais ingredientes do bem, que ajudam a saúde, que ingredientes que prejudicam.

O melhor é o amargo!

O chocolate amargo é o melhor por muitos motivos, e já está mais que comprovado que ele ajuda a neutralizar os radicais livres, aqueles danados que causam o envelhecimento e tantas outros malefícios. Mas não para por aí, já que o chocolate amargo reduz as concentrações do colesterol ruim, aumenta o bom colesterol, ajuda na redução da pressão sanguínea, ajuda na prevenção de doenças de coração, melhora o humor, aumenta a sensação de prazer e bem-estar, controla ansiedade, relaxa e até reduz o sensação de dor.

Ufa, o que não faltam são benefícios!

O grande responsável por esses benefícios são os flavonoides, em especial a epicatequina, uma substância bem importante no chocolate amargo. Essa substância é um antioxidante poderoso, que ajudam a combater os radicais livres e proporcionam muitos benefícios ao organismo.

Vale lembrar que o chocolate amargo contém, ainda, cafeína, um estimulante do sistema nervoso central que age  aumentando os níveis de energia, melhorando a concentração, dentre outras coisas. Não se pode esquecer que a cafeína é termogênica, e isso significa que acelera o metabolismo e pode contribuir para a perda de peso.

Como possui boas doses de magnésio, também ajuda no funcionamento dos músculos. Possui, ainda, ferro e fibras, o que contribui para o bom funcionamento do organismo.

Leia também:

Qual o Melhor Tipo de Chocolate?
5 (100%) 18 Votos

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

3 dias atrás

Remédio Que Tira Vontade de Comer Doce: Resenha Cromo

Picolinato de Cromo Resenha Sabe quando estamos de TPM e dá aquela vontade louca de comer doces? Pois bem, o…

3 dias atrás

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás