Categories: Saúde

O poder dos sucos

Quem não gosta de um suco natural fresquinho, feito na hora? Huuummmmm!

Além de saborosas, as bebidas feitas com frutas, legumes e folhas podem ser usadas como aliadas na busca por um melhor desempenho nos exercícios físicos.

Nas prateleiras dos supermercados e lojas que vendem suplementos alimentares, há uma infinidade de isotônicos, vitaminas e outros produtos para ajudar e melhorar a performance de quem pratica exercícios físicos regularmente. Mas nem sempre é necessário recorrer a essa opção, que costuma ser salgada para o bolso. Podemos encontrar em muitas frutas a energia que procuramos.

Sucos de acerola, laranja e melão, por exemplo, são ótimas fontes de vitamina C, que por sua vez, é antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que são produzidos durante o exercício físico. Esses radicais, quando em alta concentração no corpo, causam dor no sistema muscular e a incômoda fadiga. Combatendo os radicais livres e o cansaço também demora mais para chegar. Assim, a pessoa consegue prolongar o exercício.

Além da vitamina C, outra antioxidante potente é a vitamina A, encontrada nas frutas banana e mamão, nos legumes cenoura e abóbora e nas folhas, brócolis e couve. É só misturar que você terá uma grande quantidade de antioxidante.

Além desse “poder” de diminuir a fadiga e as dores musculares, alguns sucos são energéticos e podem dar um gás a mais durante a atividade física. Laranja, uva, melancia e beterraba fornecem sucos ricos em carboidratos, que serão usados como fonte de energia durante o exercício. Algumas pessoas adicionam guaraná em pó, que eleva o pontecial energético, ou cafeína, que aumenta a eficiência do corpo em usar gordura como fonte de energia. Isso faz com que o rendimento seja melhor.

Essas frutas com alta concentração de carboidratos também podem ser usadas para preparar sucos que ajudam no ganho da massa muscular pós exercício. O alto índice glicêmico faz com que o corpo absorva mais rápido o cardoidrato. Quanto mais, melhor. Isso ajuda no ganho de massa depois da atividade.

Já as frutas que possuem minerais como magnésio e potássio, melhoram no processo de contração muscular. Esse tipo de ajuda é bom durante exercícios de longa duração em que perdemos muitos eletrólitos. Mantendo uma reserva deles, podemos ter um rendimento melhor.

Para vocês meninas, que amam suco de fruta, confira os alimentos que podem ser feitos um saboroso suco e ser usado como fonte de nutrientes que ajuda na hora do exercício: Frutas com alto índice glicêmico: laranja, uva, melancia e beterraba. Fontes de vitamina do complexo B: banana, ameixa, vegetais folhosos de cor verde escuro, gérmen de trigo e levedo de cerveja. Fontes de potássio: água de côco, banana, abacate, beterraba, cenoura, couve e maracujá. Fontes de magnésio: beterraba, açaí, abacate, uva-passa e banana. E fontes de vitamina C: laranja, acerola, melão, manga e kiwi.

Curiosidade: O suco de beterraba ajuda a aumentar a performance no exercício por conter nitrato, que auxilia na formação de óxido nítrico, responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos. Isso faz com que aumente o suprimento de sangue ao músculo. Consequentemente, chegam mais nutrientes e oxigênio, melhorando o desempenho.

Então, vamos substituir os refrigerantes pelo suco natural?

Beijos

O poder dos sucos
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Receitas Para O Cabelo Crescer Rápido

Faça O Cabelo Crescer Rápido Você quer que o seu cabelo cresça mais rápido? Aprenda receitas para o cabelo crescer…

19 horas atrás

Sobrancelhas Postiças – Como Usar, Cuidados, Onde Vende, Valor

Sobrancelhas Postiças – Já ouviu falar? Nosso rosto é sem dúvidas a porta de entrada de qualquer lugar. Ter falhas…

4 dias atrás

Máscara Wella 30 segundos Resenha

Máscara Wella 30 segundos resenha Olá, amoreeee! Se você é como eu, vive numa correria danada, sabe bem que cuidar…

4 dias atrás

Manchas nas Axilas? Como Evitar

As mulheres possuem alguns dilemas comuns de beleza, e um deles é a axila escurecida e manchada. Sim, ela fica…

4 dias atrás

O que é Ballet Fitness?

Entre as opções de atividades aeróbicas disponíveis nas academias, está o ballet fitness, que consiste em uma espécie de dança…

4 dias atrás

Batom Líquido Matte: Os Melhores, Resenhas, Preços

O batom matte é uma tendência que realmente veio pra ficar e está na boca de mulheres em todo o…

4 dias atrás