Categories: Saúde

Quinoa: Usina de Proteínas!

Vez ou outra um alimento “cai na boca do povo” e começa a fazer sucesso de tal forma que onde quer que a gente vá, só se fala nele.

Um desses alimentos é a quinoa, que tá moda há alguns anos e é considerado por alguns como um alimento milagroso. Será?

A quinoa, um “pseudocereal” pertencente a família dos quenopódios, é um grão originário dos Andes, sendo utilizada há centenas de ano pelos bolivianos e peruanos como fonte principal de nutrientes. As civilizações antigas se referiam a quinoa como “chisiya mama”, a mãe dos grãos, e a considerava um alimento sagrado.

Considerada uma usina de proteínas, a quinoa, que não contém glúten e é de fácil digestão, fica muito à frente da grande maioria dos grãos em termos nutricionais.

Quinoa: Usina de Proteínas!

Cada grama da quinoa é nutricionalmente mais rica em proteínas do que qualquer outro grão, sendo uma das maiores fontes vegetais de proteína, contendo todos os aminoácidos essenciais, inclusive a lisina, que raramente é encontrada em plantas. Estudiosos comparam o perfil de aminoácidos da quinoa ao da caseína, a proteína completa do leite, sendo o único alimento de origem vegetal que contém todas as proteínas e aminoácidos presente na carne.

Em relação aos benefícios para a saúde, tudo o que se fala sobre a quinoa é verdadeiro, e são muitos os estudos que provam isso.

Aqui no Brasil foi realizado, no ano de 2009,  na Universidade de São Paulo, um estudo que analisou as possíveis propriedades antidiabéticas de 10 cereais e pseudocereais de origem andina, onde se concluiu que a quinoa era, dentre todos, o grão que mais possui a quercetina, um antioxidante poderoso que protege o organismo e ajuda a reduzir o risco de diabetes.

Outra pesquisa, dessa vez realizada na Universidade de Milão, na Itália,  comprovou que a quinoa, assim como alguns outros grãos “alternativos”, promovia uma maior sensação de saciedade do que grãos mais conhecidos, como o arroz, por exemplo. Assim, seria o grão um bom aliado nas dietas de emagrecimento e manutenção do peso, já que ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Além disso, segundo estudos feitos na Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos, o consumo regular de quinoa reduz em até 21% os riscos de doença cardíaca. E não é só, pois ela ajuda a reduzir o risco de AVC, de asma, de câncer colorretal e outras doenças relacionadas ao intestino, devido ao alto teor de fibras.

Seu sabor é leve, delicado e “amendoado”, seja ela vermelha, branca, marrom ou bege, e ela pode ser acrescentada em vários pratos, de sabores diversos, sem interferir muito no sabor desses pratos. A parte ruim é o preço, já que ela , sobretudo se for orgânica, é muito mais cara do que o arroz, o trigo  e outros grãos (o quilo custa 65 Dilmas aqui em Jee!). Mas, compensa!

Pra quem não come carne, como eu, é uma excelente forma de ingerir proteínas, garantindo as quantidades diárias necessárias para o correto funcionamento do organismo.

Beijos

Ju Lopes

Quinoa: Usina de Proteínas!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Corte Para Cabelo Longo: Tendências, Fotos Inspirações

Corte para cabelo longo A gente fala muito por aqui dos cortes para cabelos curtos que estão super em alta,…

3 semanas atrás

Acidificante: O Que É? Como Usar?

Acidificante Desde que postei no meu instagram @blogdakika sobre o [acidificante da K.Pro] recebo muitas perguntas de leitoras que querem…

3 semanas atrás

Acidificante K Pro Resenha: O Que É, Como Age, Como Usar

Acidificante K Pro Olá miossss amores.... Hoje vou falar do [acidificante da KPro]! Quem me acompanha por aqui ou nas…

3 semanas atrás

Fabíula Nascimento Cabelo: Cor do Cabelo, Corte, Fotos Inspirações

Fabíula Nascimento Cabelo A atriz Fabíula Nascimento mudou o cabelo recentemente e agradou seus fãs... A diva que agora desfila…

3 semanas atrás

Capacete De Led Para Queda De Cabelo: Funciona? Antes e Depois

Com o avanço da tecnologia a queda capilar não é mais um problema, já que existem inúmeros tratamentos para prevenir…

3 semanas atrás

Adoçantes Para Dieta: Melhores e Piores. Meus Preferidos.

Olá miossss, amores tudo bem? Eu que tô na [luta para emagrecer] e fazendo dieta com nutricionista, tenho aprendido muito…

3 semanas atrás