Categories: Saúde

Ritalina: Usar ou Não Usar?

O uso da ritalina é extremamente controverso por vários motivos. Inicialmente, alguns especialistas, como o Doutor Peter R. Breggin, que é diretor do Centro Internacional de Estudos de Psiquiatria e Psicologia, sustentam que o uso da ritalina é condenável, pois que não corrige os desequilíbrios bioquímicos do corpo, ao contrário, ela os estimula.

Em um livro bem interessante sobre crianças índigo, esse mesmo médico sustenta que: “ o diagnóstico do TDAH é controverso e sem nenhuma base científica ou médica. Não há qualquer problema quando pais, professores ou médicos descartam o diagnóstico e se recusam a submeter as crianças ao tratamento. Não há provas de que haja qualquer tipo de anormalidade ou desequilíbrio bioquímico conhecido pela ciência no cérebro ou no corpo das crianças DDAs”.

Foto: Reprodução

 Eu concordo com isso em partes, porque o que tenho visto é um crescimento alarmante no uso da ritalina, sobretudo por crianças que nada mais são do que crianças e, como tal, peraltas. Conheço pais que levaram os filhos em médicos para que fosse receitada a ritalina porque a criança estava incontrolável, desatenta e desobediente. O pior é que já vi médicos que, sem pesquisar os motivos e sem conversar somente com as crianças, receitaram.

Eu acho isso um absurdo, porque existem MUITOS motivos para que a criança esteja “incontrolável”, e a maioria deles é responsabilidade dos pais. Criança tem que crescer em um ambiente saudável e equilibrado, e quando isso não acontece, ela pode sim ficar desatenta, agressiva, nervosa, ansiosa, desconcentrada e desobediente. Mas é mais fácil pegar a criança e dopar, porque aí ela fica calminha e não incomoda, né?

Existem casos reais de déficit de atenção? Sim, claro, e esses sim devem ser tratados, mas o que existe em quantidades absurdas são crianças que são expostas a um medicamento extremamente forte sem necessidade. Porque na maioria das vezes não é a criança que é problemática, mas sim o ambiente onde ela vive e os pais que as culpam e responsabilizam pelos seus fracassos e que vivem às turras descontando tudo nelas. Por isso eu acho que antes de tratar uma criança com ritalina, deve-se analisar a história familiar, bem como a possibilidade de colocar a criança em um ambiente mais saudável, e, caso isso não seja possível, tentar terapias, esportes e outros meios não tão invasivos.

No próximo post tem mais!

Beijos

Ju

@JuLopesL / julianalopes@patricinhaesperta.com.br

https://www.facebook.com/JuLopesPE

Ritalina: Usar ou Não Usar?
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Melhor Protetor Solar Para o Rosto: Marcas, Diferenças, Preços

Conheça os melhores protetores solares para o rosto Os protetores solares para o rosto a muito tempo deixaram de ser…

5 dias atrás

Primer Smashbox Resenha: Como Funciona, Diferenças, Como Usar

Primer Smahbox Resenha Maquiagem escorrendo, úmida e com brilho é comum em quem sofre com oleosidade excessiva. Já os poros…

1 semana atrás

Como Tirar Mancha de Espinha Do Rosto: Ácidos, Melhores Tratamentos

Os tratamentos estéticos estão cada vez mais modernos e eficazes, são sem dúvida grandes aliados para quem busca um rosto…

3 semanas atrás

Cabelos Longos Com Franja: Cabelos Para Se Inspirar e Copiar

Cabelos Longos Com Franja Tá querendo mudar o visual mas não quer abrir mão do comprimento do cabelo? Que tal…

3 semanas atrás

Cabelos Ruivos Curtos: Fotos Inspirações

Cabelos ruivos curtos Tons de vermelho podem ser morango, cobre, castanho avermelhado, vermelho uva, mesclados em tonalidades mais discretas ou…

3 semanas atrás

Cabelos Curtos para Senhoras: Ideias Pra Copiar Já

Cabelos Curtos para Senhoras Cabelo curto é ideal para mulheres que querem parecer mais jovens - além de ser muito…

4 semanas atrás