Categories: Saúde

Romã, a Frutinha Mágica

Nas festas de final de ano a romã reina, e não é pra menos, já que, dizem os supersticiosos, ela traz prosperidade, abundância e amor. Crendices a parte, a romã proporciona muitos benefícios para a saúde e por isso deve ser consumida, não só durante o mês de dezembro, mas sim todo o ano.

Superstições: Aposte na Romã!

Quanto às crendices a respeito do amor, sabe-se que são muito antigas, vindas lá da mitologia grega, pois a romãzeira era a árvore de Afrodite, a deusa do amor. Por isso é a fruta do amor, que teria, inclusive, poderes afrodisíacos.

Os romanos e árabes também apostavam na “força” da romã, que, segundo eles, promoveria abundância e sorte. No quesito abundância, a origem dessa crença é a mesma de todas as sementes, pois como elas se multiplicam, atraem multiplicação de bênçãos, sejam financeiras ou sentimentais.

Por causa disso, são comuns as simpatias com a romã no Natal, no ano novo e, sobretudo, no dia de reis. A simpatia do dia de reis (6 de janeiro, ainda dá tempo!) tem várias versões, mas em todas retira-se nove sementes, sendo que três serão engolidas, três serão guardadas na carteira, para atrair prosperidade, e três serão jogadas para trás, cada qual referente a um pedido e a um dos reis magos, Belchior, Gaspar e Baltasar.

Eu, por via das dúvidas, sempre tenho semente de romã na carteira, porque né, vai que dá certo!

Cuide da Saúde com a Romã!

Existem dois tipos de romã, a vermelha e a amarela, sendo que a vermelha possui mais sementes que a amarela, que é mais comum aqui no Brasil. Outra diferença diz respeito ao ácido elágico, que está presente em maior quantidade na casca da romã vermelha e é um antioxidante poderoso, além de ajudar na prevenção da obesidade.

Começando pelas vitaminas, a romã é fonte rica de vitamina A, importante para a saúde da pele e para a visão, e em vitaminas do complexo B, essenciais para o metabolismo energético e também para a saúde emocional e mental.

Dos minerais, o que mais se destaca é o ferro, que ajuda na síntese de DNA, no transporte de oxigênio e na prevenção da anemia, dentre outras coisas, enquanto o cálcio é importante para os ossos.

Para desfrutar de todos esses benefícios, deve-se escolher direitinho a fruta, optando pelas de casca mais firmes e sem fissuras, já que as fissuras facilitam a oxidação. Para saber se a fruta está “no ponto”, é só olhar as sementes, que devem ser rosadas. Já as amareladas devem ser descartadas.

O bom é que a romã pode “sobreviver” por muito tempo (até 1 ano) quando guardada no congelador, mantendo as mesmas propriedades. Para quem não tem muita paciência para chupar as sementes, pode-se friccioná-las para extrair o sumo e fazer sucos, que, aliás, são deliciosos.

Com tantos benefícios e tantas promessas de coisas boas (tudo o que a gente quer!), o jeito é investir na romã, né? Eu acho muito digno!

Beijos

Ju Lopes

Romã, a Frutinha Mágica
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

1 dia atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

2 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

2 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

2 semanas atrás