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Saiba qual a importância da proteína na sua alimentação

Ficar sem consumir proteínas durante as refeições pode colocar em risco a sua saúde. Como? Já pensou não ter mais formação de enzimas e reprodução de hormônios e anticorpos no organismo? São esses e mais alguns problemas que acontecem quando você deixa de ingerir leite, iogurte, carnes, queijo, ovos, vagem, feijão, lentinha… A proteína é importante, sim, para o corpo funcionar bem. Claro que o excesso não é indicado, mas deixar de comer, também não!

Além delas ajudarem a deixar o organismo mais forte contra doenças, as proteínas são responsáveis pelo transporte de vitaminas e nutrientes pelo corpo, dão energia para os órgãos funcionarem melhor e, assim, deixam você mais forte. Pense agora o problema que você causa ao seu organismo se cortar esses alimentos da dieta. Fraqueza é o primeiro sintoma que você vai sentir. Seguido por dores de cabeça, tontura, metabolismo lento e, consequentemente, corpo mais inchado. A tendência, já que o metabolismo estará lento, é engordar.

Cada alimento que contém proteína tem, na verdade, substâncias químicas como o carbono, oxigênio e nitrogênio. Essas substâncias não fazem mal, ok? E fazem parte da estrutura da proteína, que também tem na composição queratina e colágeno, superimportantes para o corpo. Eles são responsáveis por deixar a pele mais durinha e firme, as unhas mais fortes e o cabelo mais resistente. Isso tudo não faz mal algum, não é?

Claro que não é para comer apenas proteínas. Mas, ingerir estes alimentos em pelo menos três refeições do dia, é o ideal. Você pode optar por peito de peru, presunto magro (sem gordura) ou um ovo mexido no café da manhã. Iogurte e leite também valem! Já no almoço, uma concha de feijão ou lentilha, um bife magro de carne vermelha ou um omelete também são indicados. À noite, pode ser leite, iogurte, peito de peru ou até um bife pequeno de carne branca. Sempre sem gordura! A proteína pode ficar de fora nos lanches da manhã e da tarde e também na ceia.

Quando chegam ao nosso corpo, as proteínas ficam divididas em várias partes pequenas, como se fossem pequenas células, mais conhecidas como aminoácidos, que ajudam a formar mais proteína. Se você está pensando que é uma multiplicação, está certa. O nosso corpo precisa mesmo desta proliferação do nutriente. Isso porque a proteína que leva todos os hormônios, vitaminas e nutrientes para os cantos do corpo. É isso mesmo: a proteína serve como transporte para que o organismo funcione numa boa, sem ficar doente.

Além disso, as proteínas têm nutrientes que carregam ou complementam nutrientes e vitaminas e já existentes no corpo, mas que não são suficientes. E, para essa recarga acontecer, você deve ingerir proteínas como carnes vermelhas e brancas, abacate, abóbora, soja e outros já citados. Quer ver como a proteína é importante? Ela possui a fenilalanina que, junto com o hormônio tirosina, presente no corpo, consegue dar cor à pele.

Outro motivo para consumir proteína: ela possui triptofano. O nome é esquisito, mas esse hormônio consegue aumentar a reprodução da serotonina, que é responsável por nos deixar bem e com aquela sensação de bem-estar.

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Kika @blogdakika

Kika - Sou blogueira há 10 anos, dedico a vida a produção de conteúdos sobre beleza e cabelos. Amo, amo, o que faço, por isso... com muito amor <3 compartilho dicas no PatricinhaEsperta e CabelosLoiros. Insta: @blogdakika E-mail: kika@patricinhaesperta.com.br Lindona, se gostou, clica na estrelinha acima e vote ;-) Compartilhe com suas amigas. Beijos no coração.

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