Categories: Saúde

Tipos de Doença Celíaca

Pesquisas realizadas sobre hábitos e práticas alimentares de pessoas portadoras de doença celíaca, demonstraram que a prevalência da doença celíaca entre os países e em populações europeias ou de ancestralidade europeia varia de 0,3% a 1,0%. Estima-se que existam hoje 3 milhões de pessoas afetadas na Europa, outras 3 milhões afetadas nos Estados Unidos e 10 milhões de afetados na China.

No Brasil, os dados estatísticos oficiais são desconhecidos, mas a estimativa é de que existam mais de 300 mil brasileiros portadores da doença, sendo que a grande maioria sequer tem conhecimento da mesma.

Como se vê, a doença celíaca é hoje um problema de saúde publica, o que é ainda mais complicado em países em desenvolvimento, onde os métodos de diagnósticos e os alimentos livres de glúten não são de fácil acesso.

Estudiosos sustentam que no caso da doença celíaca, há uma  forte associação com susceptibilidade genética, e ela pode ser dividida em clássica, não clássica, latente e assintomática.

Na forma clássica, que é a mais comum aqui no Brasil,  as manifestações da doença celíaca são predominantemente gastrointestinais e tendem a começar cedo, entre seis meses e dois anos de idade, que é quando, via de regra, se introduz o glúten na dieta. Aqui, as crianças tendem a apresentar diarreia constante, hipotrofia muscular, desidratação e distensão abdominal, chegando-se a casos em que a má absorção intestinal alcança níveis tão altos que a criança fica desnutrida.

A doença celíaca atípica geralmente surge mais tarde, após os cinco anos de idade. Aqui, as queixas mais comuns são as extra intestinais, embora possa ocorrer a sensação de “empachamento”, a prisão de ventre, o enjoo e  o vômito.

Um dado interessante nesse caso é que a baixa estatura é característica marcante para casos de doença celíaca atípica, além da anemia ferropriva e os defeitos no esmalte dentário.

A doença celíaca silenciosa é assintomática. Ou seja, ela não apresenta sintomas, mas quando a pessoa faz o exame, a sorologia dá positiva. Pior, assim como a doença celíaca clássica, ela causa atrofia da mucosa intestinal, e é até cinco vezes mais alto o seu grau de incidência do que da doença celíaca sintomática.

Um dado importante é que muitos casos desse tipo de doença celíaca foi diagnosticado em pacientes do chamado “grupo de risco”, como, por exemplo, os portadores de diabetes mellitus tipo 1.

O tratamento, também nesses casos, é baseado na dieta alimentar isenta de glúten.

Em se tratando da forma potencial e latente da doença celíaca, sabe-se que elas apresentam biópsia intestinal sem alterações e testes positivos, mas sem as manifestações e sintomas clássicos da doença.

No caso dos pacientes com doença celíaca potencial, a evolução não é conhecida. Já a forma latente diz respeito aos casos em que os “pacientes” não apresentam sintomas mesmo quando consomem glúten, mas já apresentaram, em algum momento, alterações relacionadas à doenças que se normalizaram com a dieta correta.

Vale ressaltar que a forma latente pode persistir por muito tempo antes que ocorra uma nova crise, mesmo que ocorra a recuperação da mucosa intestinal.

Beijos

Ju Lopes

Tipos de Doença Celíaca
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

5 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

3 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

3 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás