Categorias Saúde

TPM: Dias de Fúria!

55 (2 Votes)

Já fiz um relato da minha TPM lá no papo de mulher, então hoje vou falar  dos aspectos técnicos, certo?

A tensão pré menstrual afeta 80 % das mulheres em idade reprodutiva e é caracterizada por uma soma de sintomas psicológicos e físicos que afetam as mulheres antes e durante o período menstrual.

Considerada uma desordem neuropsicoendócrina, a TPM desencadeia uma série de sintomas dermatológicos, neurológicos, psicológicos e gastrointestinais, dentre outros.

Os sintomas psicológicos mais comuns são irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insônia, letargia, descontrole emocional, hipersensibilidade emocional , depressão, cansaço mental e crises de choro sem motivo aparente. Os sinais neurológicos como tonturas, desmaios, entorpecimento, cefaléia, contrações musculares e palpitações são bastante comuns durante esse período.

Aparecimento ou agravamento de acne ou de outros problemas dermatológicos pré-existentes, bem como dores abdominais, inchaço, constipação, náusea, vômitos, retenção hídrica, ganho de peso, intumescimento das mamas, conjuntivites, desejo por doces, ataques de raiva,   palpitações, diminuição da libido mudanças no apetite e ondas de calor também são sintomas que costumam aparecer durante a tensão pré menstrual.

  🔥HIDRATAÇÃO CASEIRA🔝🔥
    1. 🔝Hidratações caseiras
    2. 🔝Hidratação profunda caseira
    3. 🔝Óleo de coco no cabelo
    4. 🔝Hidração com azeite
    5. 🔝Cronograma Capilar Oficial

Como a sintomatologia é variada, a TPM pode ser confundida com doenças como depressão, distimia, transtorno bipolar, hiper ou hipotiroidismo, enxaqueca, fadiga crônica, diabetes, anemia, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, síndrome do intestino irritável, epilepsia e  endometriose. Por isso é importante realizar todos os exames necessários para excluir essas outras condições médicas que apresentam sintomas similares à TPM.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a TPM, mas acredita-se que tenha alguma relação com à elevação do nível de estrogênio,  a queda da progesterona e com as funções ovarianas, que de alguma forma desencadeiam os sintomas da TPM na medida em que alteram e afetam a atividade dos neurotransmissores do sistema nervoso.

Existem quatro tipos de TPM: A, H, C e D.

A TPM tipo A possui como sintoma principal a ansiedade, que pode vir acompanhada de irritabilidade, tensão nervosa e oscilações de humor.

A TPM tipo H apresenta mais sintomas físicos como a retenção de líquidos,o inchaço, o intumescimento dos seios e a alteração de peso.

A TPM tipo C  é a que possui sintomas como a dor de cabeça, a compulsão por doces e a fadiga.

Na TPM tipo D os sintomas são preponderantemente psicológicos e é comum o aparecimento de depressão, insônia, instabilidade emocional , esquecimento e confusão mental.

Muito raramente a TPM se apresenta em um tipo só, geralmente os sintomas são muito misturados e por isso é importante tratar o quanto antes.

O tratamento da TPM varia de acordo com a gravidade do quadro e com o tipo de TPM. Inicialmente recomenda-se uma modificação na dieta, reduzindo as quantidades de açúcar, sal, álcool e café, e aumentando o consumo de proteínas. Exercícios físicos e suplementação de vitamina B6, E,  magnésio e cálcio também são indicados.

Os contraceptivos orais também costumam ser receitados e costumam minimizar os sintomas da TPM.Entretanto, somente a fluoxetina se mostrou efetiva no controle dos sintomas da TPM, mas a mesma só foi liberada para os casos mais graves.

Em todo caso, a TPM tem que ser tratada, já que, muitas vezes,  impede que tenhamos uma rotina normal. Ademais, ninguém precisa conviver com a TPM quando existem meios de neutralizá-la, certo?

Beijos

Ju

julianalopes@patricinhaesperta.com.br

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

  • Cabelos

Hidratação com Leite de Coco e Limão

Hidratação com Leite de Coco e Limão   Cabelos lisos, encaracolados, coloridos, loiros, longos, curtos... São diversos os tipos e…

  • Beleza

Como Tirar Olheiras – Tratamentos, Receitas Caseiras, Causas, Vídeos

Como Tirar Olheiras Não são poucas as pessoas que sofrem com as olheiras, uma sombra que pode variar de cor…

  • Cabelos

Umectação Capilar: O Que É? Como Fazer

O que é umectação capilar? O que é umectação capilar Diariamente, os cabelos sofrem, não apenas com os procedimentos químicos,…

  • Maquiagem

Como Aplicar Batom Vermelho – Boca Perfeita

Como aplicar batom vermelho 💄 Hoje o tutorial é para você mulher que quer saber como aplicar batom vermelho sem…

  • Cabelos

Desmaia Cabelo De Tapioca – Melhor Receita Passo a Passo

Desmaia cabelo de tapioca Oi minha linda 💖 Hoje você vai aprender a fazer o desmaia cabelo de tapioca. Com…

  • Unhas

Unhas fortes e grandes: com ter?

Unhas fortes e grandes Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses…