Categories: Saúde

Tratamentos Cirúrgicos Para o Refluxo Gastroesofágico

Refluxo Gastroesofágico: Tratamentos Cirúrgicos

Bom, agora que já falei dos sintomas, das causas, dos diagnósticos e do tratamento clínico, que tal falar do tratamento cirúrgico?

O objetivo do tratamento cirúrgico é fazer uma espécie de válvula, uma “dobra” ao redor do esôfago que tem a função de fazer com que o estômago, quando estiver cheio, comprima o esôfago e evite o refluxo.

Quando há hérnia, o tratamento cirúrgico visa suturar o hiato esofágico, o que “cura” o refluxo já que o espaço por onde ele passava deixa de existir.

Resumindo, o que a cirurgia faz é deixar a passagem do esôfago para o estômago “normal”, na medida do possível, e criar uma válvula para evitar o refluxo.

A Cirurgia É Sempre Indicada?

A cirurgia é indicada para pacientes com refluxo que não querem passar pelo tratamento clínico, que é para vida toda.

Não são todos os pacientes que “respondem” bem ou ao menos de forma satisfatória ao tratamento clínico, e há ainda aqueles que até respondem bem, só que acham o problema limitante  e não querem ter que lidar com isso todos os dias, para o resto da vida.

A adaptação ao tratamento clínico, sobretudo pelas restrições alimentares, costuma ser difícil, porque quase ninguém quer abrir mão do que gosta de comer, do que está acostumado a comer. Além disso, o consumo diário de medicamentos também não é uma coisa agradável e o paciente tem o direito de optar se quer ou não passar por isso.

Muita gente acha que refluxo é besteira, bobagem, e que a cirurgia é desnecessária, mas é preciso lembrar que esse ácido penetrando no esôfago pode causar esofagite que, em casos graves, originam tumores malignos. Isso mesmo, câncer! Ou seja, em alguns casos a cirurgia é mais do que necessária, já que esse ácido pode causar (e muitas vezes causa) uma doença que põe a sua vida em risco.

Como É Feita a Cirurgia?

A cirurgia endoscópica é indicada para pessoas que, tendo refluxo, não tenham hérnia de hiato grande demais. O procedimento é feito por endoscopia, onde uma pequena sutura é feita, o que evita que o suco gástrico vá para o esôfago.

Há a possibilidade, ainda, de colocar determinados tipos de implantes especiais entre o estômago e o esôfago, mas é uma técnica ainda nova e sem muitos adeptos.

A cirurgia laparoscópica visa o mesmo que a cirurgia tradicional, que é fechar a abertura para evitar que o suco gástrico suba para o esôfago e fazer a tal da válvula. A diferença é que a agressão aqui é bem menor, pois a técnica é pouco invasiva e  em dois dias, no máximo, o paciente recebe alta e pode, inclusive, se alimentar normalmente, sem muitas restrições.

Claro que cirurgia, mesmo pouco invasiva, é uma coisa séria, e que isso precisa ser discutido e decidido com o seu médico de confiança, mas é importante saber que existe essa opção e que ela pode ser simples, no caso da cirurgia laparoscópica, e bastante eficaz.

Beijos

Ju Lopes

Tratamentos Cirúrgicos Para o Refluxo Gastroesofágico
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

BB Cream: Qual o melhor? Benefícios, Como Usar?

BB Cream: qual o melhor? 🧐 ✅ Benefícios, como usar, dicas para ter uma pele de rica 🙋 Se produtos baratinhos…

4 dias atrás

Velashape: Como Funciona? Benefícios ✅

Eliminar o aspecto casca de laranja da celulite, quebrar e dissolver a gordura localizada e tonificar a pele, acabando de…

2 semanas atrás

Cosméticos coreanos que fazem sucesso no mundo

Cosméticos coreanos mais procurados. Uma solução que tem se destacado no mundo da beleza são os cosméticos coreanos. Em Nova…

2 semanas atrás

Como Parar de Roer Unhas? ✅

Como Parar De Roer Unhas Guia completo ✅ Ninguém sabe muito bem o motivo e nem quando exatamente começou, mas…

3 semanas atrás

Shampoo a Seco Caseiro ✅ Vídeo Passo a Passo

Shampoo a Seco Caseiro Amido de milho? Farinha de trigo?! Fermento em pó?! Talco?! Sim, nós mulheres encontramos soluções pra…

3 semanas atrás

Shampoo A Seco: Melhores, Tipos, Resenhas, Como Usar, Benefícios

Já falei por aqui algumas vezes que meu [cabelo é oleoso e fino] - e não é fácil administrar a…

3 semanas atrás