Tratamentos Para A Baixa Libido Feminina: Tribulus Terrestris

Conforme prometido, hoje começarei a falar de alguns medicamentos, inclusive naturais, que são utilizados para turbinar a libido feminina.

Vou começar pelo Tribulus Terrestris pois obtive excelentes referências da efetividade dessa erva, tá?

O tribulus terrestris, também conhecido como videira da punctura,  é uma erva trepadeira tipica de regiões tropicais que durante vários séculos foi utilizada na Europa e na Índia como estimulante sexual, já que promovia um aumento do impulso e do desempenho sexual.

Além de ser usada como estimulante sexual, essa erva vem sendo utilizada para aumentar os níveis de energia, de força e de vigor,  tratar a depressão, a impotência e a infertilidade.

Muitos atletas fazem uso constante do tribulus para elevar os níveis de testosterona, aumentar a força, a massa muscular, a resistência e a queima de gordura, pois ele possui uma substância chamada protodioscina, que é uma saponina que age indiretamente no aumento endógeno da produção de testtosterona, Lh e DHEA, hormônios ligados ao aumento de força e de massa muscular. No organismo humano, as protodioscinas se transformam em zulfato de Dhea, agindo como  precursor  esteroidal da testosterona, estimulando a sua produção endógena.

Estudos realizados em vários institutos de pesquisa e universidades de todo o mundo comprovaram que essa erva  pode elevar os  níveis dos hormônios LH e da testosterona em animais com disfunção erétil, bem como aumenta o vigor sexual.  Isso acontece porque o tribulus estimula a glande pituitária, aumentando a secreção do LH, os níveis de testosterona no homem e de progesterona nas mulheres.

Além disso, ele provoca uma vasodilatação na área genital, que estimula a ereção e aumenta a contagem de espermatozóides e sua motilidade. Nas mulheres o efeito é de aumento da libido e redução dos sintomas relacionados à frigidez.

Um estudo conduzido na Bulgária revelou que o tribulus aumenta as funções reprodutoras, com aumento significativo da produção de esperma e testosterona nos homens e elevação do estradiol, testosterona, além de uma melhora na ovulação  e na libido das mulheres.

Aqui no Brasil um médico da Universidade Federal do Rio de Janeiro conduziu um estudo que revelou uma melhora de até 65% no desempenho sexual dos participantes da pesquisa. Isso decorre do fato  do tribulus ser uma planta adaptógena, que leva o organismo a se adaptar às condições ambientais, elevando a força e a resistência musculares.

Segundo esse médico ( Dr. Décio Alves), o tribulus é eficiente para o tratamento da baixa libido feminina, fato provado cientificamente devido ao aumento de até 30% dos níveis de testosterona no organismo.

Alguns médicos ressaltam que não existem pesquisas de grande porte sobre a efetividade desse fitoterápico, que inclusive foi liberado para comercialização pela ANVISA como regulador da produção hormonal.

A dosagem recomendada é de 250 até 750 mg por dia, mas isso varia de organismo para organismo.

Pessoas que possuem doenças crônicas, hipertensão, diabetes e cardiopatias devem consultar um médico antes de utilizar essa ( e qualquer outra!) substância.

Não existem efeitos colaterais descritos na literatura médica.

Agora que já falei dos aspectos técnicos, vou dar a minha opinião: conheço pessoas que usam o tribulus tanto para ganhar massa muscular como para tratar a fadiga crônica, já que essa erva possui uma efeito estimulante e realmente é eficaz como tônico geral do organismo. Essas pessoas desde o início do tratamento relataram um aumento grande da libido e, consequentemente, da atividade sexual.

Acho que todo medicamento deve ter acompanhamento médico e que as pesquisas cientificas são fundamentais, mas muitas vezes a sabedoria popular é certeira nas indicações, e por isso eu realmente acredito na eficácia do tribulus e de inúmeras outras substâncias que ainda carecem de estudos comprobatórios, pois ouvi relatos de pessoas sérias e responsáveis que fizeram uso e  comprovaram os resultados.

Não estou dizendo para ninguém sair correndo e se jogar nas cápsulas de tribulus, estou dizendo que essa é mais uma alternativa, certo?

A Herbarium comercializa o tribulus terrestris em cápsulas de 250 mg ( 30 cápsulas) no valor de 60 dinheiros. Como acontece quase sempre, é um fitoterápico que pode ser manipulado e custa muito menos.

E você, conhece o tribulus terrestris? Recomenda algum outro tratamento?

Aguardo seu comentário.

Tratamentos Para A Baixa Libido Feminina: Tribulus Terrestris
2.6 (52.73%) 11 Votos

Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

32 Comments
  1. Ju…AMEI!
    Acho q vou mandar manipular um desses rs, td que eu preciso em um só!
    +Massa/-fadiga/+libido! hahha
    Depois de 2 filhos, um dia a dia corrido e a convivência é até natural a libido diminuir. Mulher é bicho complicado mesmo, pra estar bem com o resto, tem q estar bem com ela mesma ( cmg é assim).
    Ju.. de novo, parabéns pelo post e por tratar de um assunto tão polêmico (p/ os moralistas ok?)de uma forma tão delicada!
    Bjs

  2. Ola Ju, bom dia!

    Adorei, acho que vou manipular um desse pra mim. Só tô com uma dúvida, será que quem tem miomatose pode tomar esse medicamento?

    Espero a sua resposta anciosamente,

    Bjim

    1. Bom dia Dani!
      Olha só, as contra indicações são para doenças crônicas, hipertensão, diabetes e cardiopatias , então acho que pode sim, mas manda um e-mail pra lu, da Art Vitta, que ela te orienta melhor!
      Beijos
      Ju

  3. Ju, bom dia!

    Imagino que por esse fitoterápico aumentar os níveis de testosterona, ele tb aumenta a oleosidade da pele e cabelos, assim como os pelos e contribui pra retenção liquida. Sabe dizer se isso de fato acontece?

    Obrigada!

  4. Olá!
    Estava lendo coisas a respeito do Tribulus e estou realmente ficando com vontade de tomar, mas fico com a mesma dúvida da Camila. Ele corta o efeito do anticoncepcional, você sabe?
    Aguardo resposta ansiosa.

  5. Coincidentemente eu andei fazendo umas pesquisas sobre esse fitoterápico estes dias e já comprei o meu!!! Fazem 4 dias que estou tomando, então ainda não dá pra dizer se realmente faz o que dizem, pois como disse a nossa colega ali de cima Tainá Ramos, com o tempo a gente precisa mesmo de uma ajudinha e não só na libido, mas na disposição e massa… Enfim, eu na casa dos 40, com 3 filhos e uma vida corrida, toda ajuda é bem vinda!!! Dizem que começa a fazer efeito à partir do 5º dia, então vamos esperar pra ver!!!

  6. Gente como faço p/ pedir na farmacia de manipulação, só falar o nome da planta e a ml de 500? E como eu tomo, qualquer horario? Quantas vezez ao dia? Aumenta a testosterona, aumenta os pelos do corpo?

  7. Sou homem, faco uso de 1,5 gramas ao dia, sendo 1 capsula (500 miligramas) pela manha e 2 antes de dormir. O nosso corpo produz hormonios entre 21 hs ate as 2 hs da manha, entao é importante estar com um sono profundo nesse horario para ajudar um melhor aproveitamento(li isso em algum lugar rsrs). Normalmente com 5 dias ja vejo diferenca na libido, e muita, as vezes ate incomoda.
    Seria interessante nao tomar direto, tome por uns 2 meses e fique um ou dois meses sem tomar, para evitar do corpo acostumar.
    Nao sei se na mulher aumenta a testosterona, o estrógeno, ou a progesterona. Somente um medico saberia isso. Ja li relatos opostos na net, entao nao da pra confiar, o ideal mesmo é um medico.

  8. Boa tarde,meu marido tem baixa de produção de esperma o pouco que ele produz ainda tem bastante com defeito,sera que vai adiantar ser ele tomar esse modicamento,
    fomos alguns médicos más o atendimento do sus eles não ligam com esta coisas.
    me ajuda

  9. ola!! namoro a tres anos uma pessoa maravilhosa, no entanto ela vem a ser muito reservada a comentarios sobre sexo. pra mim naum é facil, mas, quero tentar ajudar a resolver esse problema, ela tem 39 anos e eu 36, e raramente praticamos sexo, pelo motivo do baixo desejo sexual da parte dela, sei que naum é minha culpa, fato dela mesma me falar sobre esse baixo desejo no começo do namoro. Esse tribulos ajuda mesmo? o caso é critico. Se alguem das mulheres tomou e obteve bom resultado, deixe por favor mensagem. obrigado a vcs.

  10. Magnaa,

    Como fisiculturista amador ja tive que fazer varios PCTs (terapia pos ciclo) para recuperar a funcao natural do corpo.

    No homem a espermatogenese e producao de Test. andam de maos dadas.

    Para que seu marido possa melhorar a qualidade e quantidade de esperma recomendo o seguinte:

    Citrato de Clomifeno *50mg diarios durante 3 semanas
    1 gr. de tribulus em jejum antes do cafe da manha e a noite antes de durmir.

    Caso nao encontre o clomid* use o citrato de tamoxifeno 20mg antes de durmir por 3 semanas.

  11. oi gostari de sabe se posso compra esses tribulos q tem em lojas de suplemento de academia ?? todos são iguais ? há ele engrosa a voz da mulher por causa da testosterona ???

  12. Olá,

    A tribulus Terrestris é uma planta excelente para aumentar a libido!!! Estou tomando já faz um mês e estou tendo ótimos resultados. Já ate mandei manipular mais 120 cápsulas de 500 mg (tomo uma de manhã, outra antes de dormir), e a minha esposa também gostou do aumento da minha libido e também pediu pra comprar tribulus pra ela!!! Vou tomar só mais este mês e dá um tempo, pro corpo não acostumar.

  13. Alguem pode falar depois de quanto tempo começa a fazer efeito?E qual melhor horario p se tomar? Tenho problemas de estomago e falaram que melhor hora, é a hora do almoço, que a digestao e lenta entao nao faz mal.

  14. eu preciso saber se tribulus terrestre aumenta a ansiedade,pois faço tratamento homeopatico,e gostaria de saber se não vai aumentar,ou enterferir na medicação que ja tomo.
    desde de ja agradeço.

  15. Eestou tomando o tribulus a 6 dias e já vejo resultado. Minha libido melhorou 100%, meu marido está muito feliz e eu tbm. As vezes não dá nem para controlar rs… Recomendo meninas!!!

  16. Olá,
    Estou superrr interessada em começar a tomar o tribulus, porém pesquisando em alguns sites vi alguns comentários afirmando que ele interfere no efeito do anticoncepcional.
    Alguém saberia responder com certeza se ele corta o efeito do anticoncepcional?

Leave a Reply

Your email address will not be published.