Categories: Saúde

Tratamentos Que Combatem o Excesso de Suor!

Vocês sofrem com o calor? Eu fico péssima! Transpiro muito, sobretudo aqui, que faz 40º na sombra! Lugar mais errado pra uma pessoa que tem intolerância ao calor é justamente onde moro, uma cidade conhecida como “cidade sol”.

Por aqui, mesmo ainda sendo inverno, já começou a esquentar, e não foi pouco! E isso significa mais transpiração, que, pra mim, é pior na raiz dos cabelos. Não encontrei ainda solução para esse problema, exceto ar condicionado “no último”

Mas, mesmo não tendo achado a “minha solução”, vi que existem várias soluções para esse problema, e como muitas pessoas passam por isso, achei interessante compartilhar!

O suor é benéfico, muito benéfico, pois está relacionado ao controle da temperatura corporal. A temperatura do corpo humano precisa se manter estável numa temperatura que varia entre 36° e 37º para que os processos biológicos inerentes ao organismo bem como as reações químicas do mesmo ocorram normalmente.

Quando a temperatura do corpo aumenta, o sistema nervoso envia mensagens que fazem com que as glândulas secretoras secretem mais suor pra manter a temperatura do corpo estável.

Assim, o suor é produzido e direcionado para a superfície da pele, sendo expelido pelos poros. A medida que ele vai evaporando, a temperatura corporal vai reduzindo, sendo que o responsável por esse mecanismo é o sistema nervoso autônomo.

Esse mecanismo aparentemente simples é de essencial importância já que regula várias funções importantes do organismo, inclusive algumas que não temos o menor controle, como os batimentos cardíacos e a dilatação das pupilas.

Tratamentos Possíveis

Antes de partir para algum tratamento, é preciso isolar a possibilidade de  alguma desordem no organismo que possa ser responsável pelo excesso de suor, como doenças neurológicas e desordens hormonais, inclusive o hipertireoidismo.

Um dos tratamentos mais recomendados é a aplicação local da toxina botulínica, o velho e conhecido botox. O botox age impedindo a que ocorra a comunicação entre o nervo e a glândula de suor, que, ao deixar de ser estimulada, fica inativa.

O botox pode ser utilizado para reduzir o suor nas mãos, nos pés e nas axilas, com efeito duradouro (mais ou menos 12 meses), e reaplicação após esse período.

Se a hiperidrose for apenas nas axilas ou se for mais intensa nas axilas, existe a possibilidade de remoção das glândulas de suor, que é feita através de uma cirurgia similar a lipoaspiração, onde as glândulas são aspiradas e removidas.

A simpatectomia endoscópica é, também, uma opção para quem tem excesso de suor nas axilas e na palma das mãos. O que essa cirurgia faz é danificar  o caminho percorrido pelo impulso nervoso para chegar às glândulas secretoras. Via de regra, o tratamento apresenta bons resultados, mas o suor das mãos e axilas parece “migrar” para as costas e a barriga.

Alguns tratamentos via oral também são indicados, e eles agem atrapalhando a comunicação entre a glândula e o nervo. Os anticolinérgicos, contudo, apresentam uma série de efeitos colaterais nem um pouco amigáveis, como constipação, retenção urinária, boca seca e visão turva, por exemplo, sendo, por esse motivo, pouco indicados.

Beijos

Ju Lopes

Tratamentos Que Combatem o Excesso de Suor!
ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Compartilhar
Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. ? Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas ?

Postagens recentes

Clareamento dental com BICARBONATO e LIMÃO ⬅

Clareamento dental com bicarbonato: o guia completo ⬅ Pouco dinheiro não é mais desculpa para dentes sujos e encardidos! Basta…

5 dias atrás

Babosa No Cabelo: 15 Receitas Caseiras

Babosa No Cabelo: 15 Receitas caseiras, vídeos e benefícios.

2 semanas atrás

Hidratações Caseiras Para Cabelos: As Melhores ⬅

Hidratações caseiras para todos tipos de cabelos.

3 semanas atrás

Como fazer RECONSTRUÇÃO CAPILAR: As Melhores ⬅

Como fazer Reconstrução Capilar: O Guia Completo Muitas vezes nossos cabelos estão quebradiços e sem vida, isso pode ocorrer por…

3 semanas atrás

Como Congelar BABOSA pra passar nos CABELOS ⬅

Como Congelar Babosa Para Passar Nos Cabelos A dica que eu vou passar hoje é como congelar babosa para usar…

3 semanas atrás

Reconstrução com queratina líquida barata

Reconstrução com queratina líquida Sabe quando os cabelos realmente estão maltratados, cansados de tantas químicas, sem vida, hidratação e que…

3 semanas atrás