Menu
in

Você sabe qual exame deve fazer esta semana?

Manter a saúde em dia é essencial para ter uma vida sem problemas. Quando se fala em saúde feminina, alguns exames de rotina se tornam aliados na hora de manter o peso em dia, a pele bonita e o corpo funcionando como um reloginho, todo sincronizado. Existem alguns exames que são chamados de rotina, feitos em todas as idades, logo depois que a gente sai a adolescência. Duas vezes por ano, vá até um clínico geral (pode ser no postinho de saúde do seu bairro) e peça para fazer esses exames. É uma forma de saber se seu organismo está bem ou precisa de uma ajudinha!

Anota aí os exames mais comuns: colesterol, hemograma (que analisa como está o seu sangue), diabetes, glicemia, triglicerídios, exame de urina e também os de TGO E TGP, que analisam como está sua função hepática. Esses exames devem acompanhar você desde o começo da fase adulta até depois de virar vovó. Outra consulta que vai lhe acompanhar desde o começo até o final da vida é a ida ao ginecologista. Essa consulta é importante para você saber se está tudo bem com os seus órgãos internos e se o sistema reprodutor feminino está saudável para quando você quiser virar mamãe.

Quando você completa 18 anos e começa a ter relações sexuais, pode tomar algumas atitudes que ajudam o seu corpo a prevenir doenças e outros problemas. Uma delas é procurar, junto com o ginecologista, a necessidade de fazer uma vacina contra a infecção por HPV e Hepatite B. Essa medida vai deixá-la mais protegida e menos vulnerável a doenças durante a relação sexual, já que elas previnem o o câncer de colo de útero, que só perde a liderança para o câncer de mama na lista dos tumores que mais atingem as mulheres. Depois que você inicia um namoro ou tem uma vida sexual mais ativa, entra na lista um exame chamado Papanicolau, que vai indicar se está tudo bem como o seu colo uterino e também um ultrassom transvaginal, que mostra se o colo do útero está tendo alguma lesão e precisa de um tratamento ou se está tudo certinho na região.

Quando você decide engravidar, o seu ginecologista deve ser um dos primeiros a saber. Um dos exames da fase de planejamento do primeiro filho, é o de raio-x com contraste, que ajuda a analisar todo o seu útero e o que mais engloba o sistema reprodutivo feminino. Além, claro, de exames como colesterol e todos aqueles outros básicos que falamos anteriormente. O médico precisa saber se sua imunidade está alta, se seu corpo está precisando de alguma vitamina extra e se tudo está bem para a chegada do bebê.

Esses exames são tão importantes que os especialistas afirmam que eles são determinantes para que a vida da mamãe e do bebê estejam salvas durante toda a gestação e também na hora do parto. Doenças como HIV, hepatites, sífilis, rubéola e outras devem ser detectadas neste momento: antes de engravidar e, assim, você e seu filho estarem bem.

ESTA DICA FOI ÚTIL? VOTE AQUI

Escrito por Kika @blogdakika

Eu acredito na beleza, na beleza que vem de dentro para fora. Na beleza de quando a gente olha no espelho e se senti feliz em não seguir padrões - só feliz com nós mesmas. Acredito em almas bonitas e na beleza da natureza. Amo os animais e as flores. Adoro uma boa vaidade também, afinal, um bom batom vermelho e as unhas feitas deixam os dias mais coloridos. Vem comigo que vou te mostrar um pouco do meu mundo.

Comente