Chia é Tudo de Bom Pra Sua Saúde!

Vocês conhecem a chia? Pois é a semente que mais me agrada, não só pelos super benefícios, mas também porque não interfere no sabor dos alimentos, sabe? A Chia é muito rica nutricionalmente, e  contém boas doses de  Ômega 3, a gordura do bem, manganês, zinco, ferro, potássio, magnésio, ferro, fósforo, cobre e cálcio, e em quantidades maiores que o leite, por exemplo (no caso do cálcio). No mais, é rica em proteínas  e uma boa pedida para quem está fazendo dietas de redução de peso, já que supre muitas das necessidades nutricionais sem levar ao aumento do peso. Só que muita gente não sabe direito como usar a chia e fica no tradicional iogurte, o que é uma pena porque ela pode ser consumida de várias formas, tanto misturada com outros alimentos quanto como “base” de algumas receitas. Duvida? Vem ver!

Acrescente a Chia No Iogurte

Essa é a forma mais fácil, prática e rápida de inserir a chia na dieta já que é só acrescentar uma colher de sopa de chia no potinho de iogurte. Quem tá fazendo dieta de redução de peso deve usar o iogurte desnatado ou light, já que essas versões contam com menos calorias.A parte boa disso é que quando acrescentamos a chia no iogurte estamos acrescentando na verdade uma boa fonte de fibras, o que significa muito mais saciedade, já que a chia, quando em contato com a água, forma uma espécie de gel que deixa a digestão mais lenta, e isso ajuda a segurar a fome.

Acrescente a Chia em Sucos e Vitaminas

Outra forma interessante consumir a chia é acrescentando-a em sucos e vitaminas, porque dessa forma todos os nutrientes são aproveitados pelo organismo, que ganha boas doses de fibras, proteínas e minerais essenciais. E vale lembrar que a chia age potencializando a ação antioxidante das frutas, tornando-as ainda melhores no combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e por várias doenças.

Acrescente a Chia nas Frutas

Costuma consumir frutas? Pois acrescente a chia! Eu adoro colocar a chia no mamão pela manhã, pois ela é rica em frutas e proteínas e deixa meu café da manhã muito mais rico. Como não tem gosto de nada (juro que não sinto gosto!), não interfere no sabor, sabe? Coloco também no morango picadinho, na manga, no abacate e por aí vai.

Consuma a Chia com salada

É mais comum que usemos a chia em alimentos de sabor adocicado, como sucos, vitaminas e iogurtes, mas ela pode e deve ser usada em alimentos “salgados”. Tanto a semente da chia como o óleo que é extraído da chia são apropriados para colocar na salada. O óleo, aliás, consegue conservar os nutrientes da semente, exceto as firas, claro. No caso do óleo, ele pode ser usado nas saladas e também no preparo de alguns pratos, mas sobre isso a gente conversa depois. Se for usar as sementes, é só jogar “por cima” da salada.

Consuma a farinha da chia

A farinha da chia é feita  através da trituração da semente da chia, e ela carrega todos os nutrientes que a semente oferece. O bom é que ela pode ser acrescentada não só em iogurtes, por exemplo, mas também em receitas de bolos, pães, biscoitos e por aí vai. Quando substituímos a farinha de trigo pela de chia estamos enriquecendo as nossas receitas de nutrientes, o que, claro, é sempre muito bem vindo.

Consuma a chia em “gel”

Bom, quem consome a chia sabe que, quando em contato com a água, ela forma um tipo de gel, o que , aliás, é comum das fibras solúveis. Pois bem, e que tal fazer um gel com a chia? A receita base é deixar a chia de molho na água por aproximadamente 30 minutos, mas você pode acrescentar um pouco de suco, por exemplo, assim o gel passa a ter o sabor do suco que você quiser! Esse gel acaba gerando uma maior sensação de saciedade, já que provoca o atraso do esvaziamento gástrico, o que faz com que a pessoa sinta menos fome e demore mais tempo  pra sentir vontade de comer. No mais, toda essa fibra acaba provocando uma melhora no funcionamento do intestino, que passa a funcionar mulher e põe a constipação pra correr! O gel deve ser consumido imediatamente.

A Chia Pode Substituir os Ovos nas Receitas

O gel  da chia, que falamos acima, é um bom substituto para os ovos nas receitas, e pessoas que possuem restrição a ovos costumam usá-la, já que ele dá “liga”.  Basta misturar uma colher das de sopa de farinha de chia com  meio copo de água, deixando descansar por 30 minutos. Essa receita equivale a 1 ovo, e você pode dosar de acordo com quantos ovos você precise ou queira usar. Quando substituímos os ovos nas receitas temos uma redução no consumo de colesterol e ganhamos fibras e proteínas, o que, claro, é sempre bem vindo!

 Use a Chia Para “Enfeitar” Pratos Diversos

A chia dá um charme nos mais diversos e pode ser usada “salpicada” por cima justamente com esse intuito! Pode, ainda, fazer as vezes do gergelim, mas com benefícios mais interessantes, já que é mais rica em nutrientes benéficos para o nosso organismo. Fica ótimo em saladas, bolos, pães, biscoitos, salada de frutas e por aí vai. É só usar a imaginação!

Use a Chia Após Atividades Que Exijam Muito do Corpo

Muita gente tem dúvidas do que consumir após o treino, e seja lá o que for, colocar um pouco de chia é uma boa ideia, sobretudo se o lanche em questão for de carboidrato, já que a chia tem boas doses de proteínas e também de potássio, que combate as cãibras.  Uma boa opção é consumir, nesse momento, frutas com chia, já que as frutas possuem carboidratos pra repor a energia perdida e aí pode ser a  fruta picadinha, salada de frutas, suco de frutas ou vitamina de frutas.

É melhor assim que consumir a fruta pura, porque os nutrientes da chia deixam o lanche completo e ajudam na recuperação dos músculos.

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Kalina Amaro

Sou jornalista, blogueira, louca por cosméticos e chocolate. 👯 Escrevo sobre um pouco de tudo que for relacionado ao universo feminino.. mas você vai ver meus posts mais na categoria beleza. Se esta dica foi útil pra você VOTE no meu post clicando na entrelinha ☝ acima, tá? Faça seu comentário abaixo. Beijos lindonas 😘

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